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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS
A educação superior no Brasil nos últimos
anos apresenta uma crescente devido aos pro-
gramas de políticas públicas do governo, que in-
centivam as instituições de ensino a gerar vagas
a estudantes, principalmente aos estudantes que
realizam a prova do ENEM e consequentemente
conquistar uma bolsa de estudos pelo PROUNI. Os
programas educacionais no Brasil, desta forma,
tem como objetivo gerar uma mudança na socie-
dade, como por exemplo gerar um alto nível de
escolarização, inclusão no mercado de trabalho,
cidadania, entre outros.
Conforme dados do MEC/INEP/DEED, veri-
fica-se que desde 2005, período de implantação
do programa PROUNI, até o ano de 2016 o número
de alunos matriculados em instituições de ensino
superior no Brasil aumentou 200% e o número de
alunos graduados representa mais de 160%. O que
se observa, no entanto é de que ainda há mais
pessoas sem ensino superior no Brasil, de acordo
com os dados do IBGE (2013). Assim, os que pos-
suem o ensino médio completo representam 30,7%
da população e 26,9% o ensino fundamental
incompleto.
Por meio dos dados adaptados do MEC
(2017), INEP (2017) e DEED (2017), identifica-se que
desde 2004 as mulheres representam a maioria nos
cursos de graduação. Referente a cor dos estu-
dantes, as pessoas brancas ainda representam a
maioria, porém percebe-se que houve uma evo-
lução no número de alunos negros e indígenas,
de 11% para 14% entre o período de 2011 e 2016,
provavelmente devido aos programas de inclusão
de cotas nas universidades públicas e particula-
res. Constata-se também que, o maior número de
alunos em ensino superior, que presentam 72,14%