401
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,
MOVI
MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS
EDUCAÇÃO, RAÇA E GÊNERO:O
PAPEL DO PROUNI NO ACESSO
AO ENSINO SUPERIOR
Ashley Taquatiá
(UFRGS)
Antonielle Braga
(UFRGS)
Julice Salvagni
(UFRGS)
O Programa Universidade para Todos
(PROUNI) foi criado em 2004 pelo Governo Fe-
deral e institucionalizado pela Lei nº 11.096/2005,
tendo o objetivo de ofertar bolsas de estudos em
instituições de ensino superior privado para brasi-
leiros sem diploma de curso superior e, em contra-
partida, a isenção de tributos àquelas instituições
que aderem ao Programa. Ao presente estudo,
portanto, busca-se avaliar o impacto do PROUNI,
identificando as condições de ingresso e o perfil
dos estudantes, de 2005 a 2017, em escala nacio-
nal. Para tanto, utilizou-se os dados no Portal INEP
(2017), MEC (2017), PROUNI (2017) e IBGE (2017).
O número de bolsas ofertadas pelo PROUNI des-
de do início do programa até 2017 foram mais de
200.000 mil, sendo integrais e parciais, destinadas
a alunos de todo Brasil, gerando maiores condi-
ções de oportunidade e igualdade para toda a
população, principalmente à pessoas pertencen-
tes de classes baixas e de diferentes etnias. Porém,
analisando o perfil dos matriculados em 2017, ob-
servou-se que os negros representam apenas 31%
dos ingressantes em relação aos brancos, possivel-
mente devido a fatores socioeconômicos.