Table of Contents Table of Contents
Previous Page  351 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 351 / 638 Next Page
Page Background

351

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO

sadas em reportagens de casos que ganharam

dimensões de jornais e televisões, e da discussão

em grupo, também se trabalhou os aspectos cul-

turais e psicoafetivos, tais como: auto estima, rela-

cionamento e respeito ao corpo. Toda esta ação

considerou que o diálogo, o respeito, a opinião do

colega, a troca de experiência e conhecimentos

fossem os norteadores da construção do conheci-

mento mais significativo em relação a necessida-

de de valores e condutas humanas.

Ao término, solicitou-se aos alunos que re-

presentassem, em forma de desenho, o quão im-

portante foi o trabalho para eles, abordando ques-

tões que perpassam o ensino de química, mas o

respeito e a afetividade entre os sujeitos. Após a

realização do projeto, pode-se observar o quanto

foi produtivo para os alunos entender as questões

químicas relacionadas a ação de amar, pois o

processo de compreender como o amor aconte-

ce através das relações entre as pessoas, como

um processo químico e como algo para além da

afetividade corpórea, faz com que os alunos re-

pensem sobre questões preconceituosas na socie-

dade. A escola é um lugar onde existe uma gran-

de diversidade de gênero, sendo importante falar

de respeito ao próximo, indiferente de suas dife-

renças e/ou semelhanças.

Segundo Nascimento (2007), na escola vi-

ve-se um paradoxo, pois o ensino de química ge-

ralmente possui uma abordagem desconectada

do cotidiano do aluno, extremamente teórica e

descontextualizada à vivência do sujeito, através

do projeto foi possível falar sobre a química dos

hormônios e a genética, dando ênfase as ques-

tões de classificação de cadeia, grupo funcional e

tipos de funções química; uma atividade diferen-