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EIXO 15 – PAULO FREIRE E AS INFÂNCIAS

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ras e educadores de Infâncias, Escola Infantil, Escola Funda-

mental Anos Iniciais, Pedagogia Freireana para as Infâncias.

Não raro, quando produzimos rodas de conversações sobre

a práxis freireana, percebemos o quanto existe de distân-

cia entre educadores de infâncias e crianças pequenas e os

estudos freireanos, o que acabamos escutando, por muito,

que Freire desenvolveu um pensamento pedagógico “para

jovens e adultos e escola em geral”. Essa afirmação bem in-

justa e distorcida tem nos levado a iniciar estudos de pes-

quisa sobre esta questão específica, em nosso pequeno e

iniciante grupo de pesquisa da Poiesis Espaço Pedagógico –

o GEPBIO, onde desejamos aprofundar estudos sobre a pre-

sença forte de Freire no universo das Infâncias. Esse traba-

lho não tratará, especificamente, dessa preocupação, nesse

momento, por estarmos escavando concretudes de relações

estreitas da vida de Freire com as crianças. Nessas buscas,

desse momento de primeirice de pesquisa, encontramos

essa obra, intitulada A casa e o mundo lá fora, de Nathercia

Lacerda, amparada por duas pesquisadoras, Cristina Laclet-

te Porto e Denise Sampaio Gusmão, publicado pela Edito-

ra Zit, em 2016. Por ora, desejamos compartilhar que este

recorte faz parte da primeira força desse trabalho, a qual

desdobra-se em uma pesquisa maior que o espaço Pedagó-

gico Livre e Autônomo Poiesis/Porto Alegre, intitulada Paulo

Freire e as Infâncias, vem constituindo, como movimento de

fundamentações e colaborações com tudo o que já existe

sobre este campo e também no sentido de abrir mais esta

discussão para as escolas acessarem com mais clareza estas

questões imbricadas. Esse trabalho, deseja conversar, afetiva

e politicamente, com a segunda força: as cartas escritas por

Paulo Freire à prima Nathercia, de 9 anos, em plena ditadura

militar no Brasil. Nesse movimento, desejamos compartilhar

a leitura de cada uma das cartas feitas por uma professora

que está em seu primeiro ano de exercício docente, com

crianças de 9 anos, em uma escola pública de Porto Alegre.

As escritas, a seguir, são expressões dessa jovem professora.

Os registros a seguir percorrem os olhares dessa professora,