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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

ponível naquele cenário que antecede a distribuição através da

internet, alterna-se com o cabo a apropriação deste conteúdo

Premium em aplicativos dissociados do multicanal. A introdu-

ção dos serviços por demanda garantiu a primeira experiência

com a desagregação de audiovisual, possibilidade retomada, a

partir de 2015, durante a radicalização da desagregação.

Percebe-se a especificidade do

streaming

somente ao

contrapô-lo às operações segmentadas. A despeito de se cons-

tituir a partir de formatos como a atenção à administração do

audiovisual, retomando o

broadcast

naquilo que possui de mais

convencional, a televisão segmentada introduz uma particulari-

dade específica, essencial. O multicanal permitiu que a segmen-

tação de conteúdo e a constituição de serviços globais superas-

sem a quantidade de material até então disponível; mas, para

isso, instituiu o gerenciamento na associação entre as emissoras

de forma a conservar a sua intensa agregação. Este traço se tor-

na a sua marca: pacotes com extensa quantidade de material as-

sociado. Para o

streaming

, dissolver esta conexão, constituindo

outras, torna-se problema da ordem do dia, com algumas tenta-

tivas de anulá-la, mas com a expectativa recorrente de revisá-la,

configurando aqueles pacotes em outros, menores.

O resultado mais contundente da expansão do

strea-

ming

se torna a criação de plataformas específicas, algumas

sob a responsabilidade de distribuidores individuais de audio-

visual, como ocorre inicialmente com os canais Premium, mas

se expande para muito além deles. A desagregação implica uma

pluralidade de canais de conteúdo. Elabora-se uma plataforma

voltada a garantir o acesso apenas ao material de determinada

produtora; outra, que permite o acesso somente ao de uma se-

gunda, e assim sucessivamente. Decerto, há os serviços genéri-

cos (como Netflix, Hulu, Amazon Video), em formatos repetidos

tanto pelos velhos agregadores de audiovisual, conforme ade-

rem ao

streaming

, quanto pelos novos serviços de operadoras

virtuais. Todavia, formas de distribuição organizadas de modo

disperso apontam para um rumo distinto do da televisão como

a conhecíamos. Esfacela-se a difusão de audiovisual segundo a

lógica que construíra, como o elemento essencial para a cons-

tituição da televisão segmentada, a difusão de diversos canais

vendidos em conjunto.