Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo
so a audiovisual licenciado por outros produtores. Em cada um
destes níveis, todos se veem igualmente em meio às contingên-
cias de se mostrar como ummero distribuidor para imagens em
movimento já difundidas alhures ou como o depositário especí-
fico de certo tipo de material inacessível para os demais. A estas
complexidades associa-se a tensão decorrente do
streaming
se
afirmar como o desdobramento de outra dimensão que já lida,
por sua vez, com esta mesma distinção entre o velho e o novo: o
multicanal. Arcar com esta diversificação experimentada impli-
ca operar como um duplo destes serviços de multicanal, com a
constante ameaça de tomar o seu lugar.
Porém, não se trata apenas de ampliar a possibilidade
de produzir conteúdo inédito, mas de apropriar-se de oportu-
nidades para retomá-lo em proporções ainda não experimenta-
das. A expansão do
streaming
implica a intensa diversificação
de serviços envolvidos com a tarefa de elaborar, eles próprios,
experiências particulares de segmentação. A expectativa de ope-
rações de internet ou de telecomunicações, como Comcast (para
seu serviço Watchable) e Verizon (com go90), implica associar-
-se com criadores específicos como forma de retomar a estraté-
gia de se afirmar como uma operação de
streaming
dotada de
conteúdo exclusivo. Criar material inédito se torna um recurso
multiplicador, ampliando a chance de desdobrar outros servi-
ços. Em jogo encontram-se possibilidades de recombinação:
a necessidade de assentar-se sobre a internet como técnica; a
multiplicação de oportunidades para a apropriação por plata-
formas; a necessidade de coordenar a tensão entre obter licen-
ças de outros produtores e administrar as que controle, entre
outras recombinações proporcionadas pelo
streaming
.
No momento em que o
streaming
se afirma, a repetição
destas dimensões em nada novas convive com outro ponto, adi-
cionado durante a constituição desta outra regularidade: a pre-
sença do
software
. A especificidade destes serviços centrados
no
streaming
consiste em sua constituição orientada especifica-
mente a partir de tecnologias de programação, como o elemento
em ação no que se refere à superfície das técnicas. Ao contrário
do instante anterior típico do multicanal, que pode depender de
múltiplas tecnologias (cabo, satélite, micro-ondas, entre outras),
o
streaming
recorre ao formato caro à internet e, mais importan-