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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

so a audiovisual licenciado por outros produtores. Em cada um

destes níveis, todos se veem igualmente em meio às contingên-

cias de se mostrar como ummero distribuidor para imagens em

movimento já difundidas alhures ou como o depositário especí-

fico de certo tipo de material inacessível para os demais. A estas

complexidades associa-se a tensão decorrente do

streaming

se

afirmar como o desdobramento de outra dimensão que já lida,

por sua vez, com esta mesma distinção entre o velho e o novo: o

multicanal. Arcar com esta diversificação experimentada impli-

ca operar como um duplo destes serviços de multicanal, com a

constante ameaça de tomar o seu lugar.

Porém, não se trata apenas de ampliar a possibilidade

de produzir conteúdo inédito, mas de apropriar-se de oportu-

nidades para retomá-lo em proporções ainda não experimenta-

das. A expansão do

streaming

implica a intensa diversificação

de serviços envolvidos com a tarefa de elaborar, eles próprios,

experiências particulares de segmentação. A expectativa de ope-

rações de internet ou de telecomunicações, como Comcast (para

seu serviço Watchable) e Verizon (com go90), implica associar-

-se com criadores específicos como forma de retomar a estraté-

gia de se afirmar como uma operação de

streaming

dotada de

conteúdo exclusivo. Criar material inédito se torna um recurso

multiplicador, ampliando a chance de desdobrar outros servi-

ços. Em jogo encontram-se possibilidades de recombinação:

a necessidade de assentar-se sobre a internet como técnica; a

multiplicação de oportunidades para a apropriação por plata-

formas; a necessidade de coordenar a tensão entre obter licen-

ças de outros produtores e administrar as que controle, entre

outras recombinações proporcionadas pelo

streaming

.

No momento em que o

streaming

se afirma, a repetição

destas dimensões em nada novas convive com outro ponto, adi-

cionado durante a constituição desta outra regularidade: a pre-

sença do

software

. A especificidade destes serviços centrados

no

streaming

consiste em sua constituição orientada especifica-

mente a partir de tecnologias de programação, como o elemento

em ação no que se refere à superfície das técnicas. Ao contrário

do instante anterior típico do multicanal, que pode depender de

múltiplas tecnologias (cabo, satélite, micro-ondas, entre outras),

o

streaming

recorre ao formato caro à internet e, mais importan-