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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

extensão do multicanal, encarando-os como um anexo do fluxo,

com importância apenas complementar. Como resultado, não se

previa esta convivência tensa entre ambos, e sim exatamente o

contrário. Em nenhuma das dimensões constitutivas do diagrama

em operação percebe-se uma influência tão intensa do

software

,

como dimensão técnica, quanto nesta regularidade formada pela

coordenação dos acervos. A presença das tecnologias de infor-

mação introduz na imagem emmovimento uma dimensão essen-

cial da programação: a possibilidade de constituir arquivos. Na

aparência, se trataria apenas de eliminar a linearidade na apro-

priação da imagem em movimento; para além, consiste na ex-

pectativa de produzir gigantescas coleções de imagens, sempre

aptas a se expandir. Estes arquivos impõem a coleta sistemática

de conteúdo, seu armazenamento e disponibilização, enquanto

ao mesmo tempo pressupõem a sistemática obsolescência deste

material e a necessidade posterior de elaborar mais audiovisual

a fim de alimentar estes mesmos acervos. O novo se torna velho

como forma de ceder espaço rapidamente a algo que o sucede.

Aqui, o manuseio, operação e recuperação deste audio-

visual vão depender de sua natureza como informação, da tran-

sição deste registro à qualidade programável das mídias digitais.

O cenário implica a transposição da imagem em movimento em

um registro com que seja possível lidar do mesmo modo como

se opera com qualquer outra peça composta por dados. Nesta

dimensão, a possibilidade de se constituir como informação co-

dificada segundo a habilidade de manipulação típica do digital

torna-se um traço essencial. A operação dos acervos se torna um

tema especificamente palpável entre todos os tópicos que cons-

tituem o

streaming

. Implica a inserção de temas até então inexis-

tentes. Agora, audiovisual vai demandar interfaces, em espaços

navegáveis que se constituem a partir das capacidades de simu-

lação contidas nos metameios. O acervo é eminentemente digital.

4.3 Agregação-desagregação

De forma decisiva, as transformações introduzidas por

experiências específicas de desagregação dependem de aplicati-

vos. Sua introdução implica a renovação daquilo que a indústria