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Operações de midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo

te, à dimensão de controle que, a partir do protocolo, observa-se

no

software

.

4.2 Fluxo-acervo

Indiscutivelmente, a ideia de um fluxo de audiovisual,

o desenrolar contínuo de imagens em conexão, foi um dos tra-

ços característicos da televisão convencional e segmentada. O

curso contínuo de conteúdo surgia ao público como um dado,

sem qualquer possibilidade de escolha ou intervenção. A opção,

a única disponível, residia na escolha entre fluxos distintos de

diferentes emissoras. A quebra desta exclusividade surge como

traço do

streaming

, sem, contudo, pressupor que, nesta forma,

venha-se a eliminar o fluxo. Entre as diversas contrações do pas-

sado presentes em cada evento, a dimensão do fluxo adquire es-

pecial importância, vivo como se mostra desde as experiências

com

broadcast

que prescindiam da imagem, como o próprio rá-

dio. A forma do

streaming

não implica a dissolução do fluxo, exa-

tamente o contrário: rejuvenesce-o, como os demais pontos que

se encontram conectados. Assim, a relação entre fluxo e acervo

surge como um pêndulo, tendendo de uma direção a outra. Se as

primeiras experiências com

streaming

se distanciaram do fluxo,

a consolidação da atividade se pauta pela tentativa de retomá-lo,

inserindo-o no âmbito da chave específica a esta regularidade;

outro giro sobre uma posição amplamente conhecida, mas expe-

rimentada em circunstância distinta.

Como parte de um movimento intermediário, a auten-

ticação multicanal ofereceu a oportunidade de experimentar os

acervos como parte deste processo mais amplo de reconstitui-

ção do audiovisual. Indica a primeira apropriação desta dimen-

são dos acervos como parte de um universo significativamente

amplo de conteúdo que trafega das operações de televisão seg-

mentada para a internet. Os desdobramentos então perceptíveis

surgem como consequência não intencional desta ação. No que

se refere ao tema do fluxo-acervo, a constituição da autenticação

multicanal indicava a tentativa de participar de transformações

com as quais operadores segmentados não haviam inicialmen-

te se envolvido. A expectativa das operadoras de televisão seg-

mentada implicava transformar os acervos somente em uma