Casa Leiria INSTITUIÇÃO EVANGÉLICA DE NOVO HAMBURGO UNIDADE PINDORAMA 6OS ANOS A E B
Atenção, cuidado! Se você não tem coragem não deve continuar lendo isso, se quer tentar se arriscar então respire fundo porque sua adrenalina vai subir! Você tem o direito de se apaixonar pelas histórias e de entrar no nosso mundo favorito: o mundo do mistério, do suspense, do medo e de personagens que a nossa imaginação se atreveu a criar. Liberte-se de julgamentos e deixe a imaginação fluir; envolva-se nos mistérios e se deixe cativar com nossos personagens customizados. Queremos que você leitor fique inquieto com ummisto de curiosidade, satisfação e muito medo, afinal, você fez a escolha certa se decidiu ler as próximas páginas!
OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Janaína Menezes Joseane Silva Fernanda Andrioli Melina Wasem Passos (organizadoras) Casa Leiria São Leopoldo - RS 2022
OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Organizadora do projeto: Profa. Janaína Menezes. Organizadora dos contos: Profa. Joseane Silva. Organizadora dos microcontos: Profa. Melina Wasem Passos. Organizadora dos minicurrículos em inglês: Profa. Fernanda Andrioli. Organizadora das imagens: Profa. Tainá Diuliani Lopes. Imagem da capa: Ariadne Decker. Primeira Evangelische Gemeindeschule Hamburgo Velho (1991). Giz pastel seco sobre papel Canson Mi-Teintes, 65cmX50cm. Acervo Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, Unidade Pindorama. Reprodução feita com o consentimento da artista. Intervenções temáticas realizadas pela editora por solicitação das organizadoras. Os textos e as imagens são de responsabilidade das organizadoras. Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte. Catalogação na publicação Bibliotecária: Carla Inês Costa dos Santos – CRB 10/973 M678 Os mistérios da Gemeindeschule [recurso eletrônico] / Organização Janaína Menezes...[et.al.]; IENH, Unidade Pindorama. – São Leopoldo: Casa Leiria, 2022. Disponível em: <http://www.guaritadigital.com.br/ casaleiria/acervo/ienh/190anos/index.html>. ISBN 978-65-89503-99-6 1. Literatura infanto juvenil. 2. Literatura brasileira – Contos. I. Menezes, Janaína (Org.). I. Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, Unidade Pindorama. CDU 82-93
5 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE SUMÁRIO 8 A INSTITUIÇÃO EVANGÉLICA DE NOVO HAMBURGO 10 EQUIPE DIRETIVA IENH – UNIDADE PINDORAMA 2022 11 TRACES IN HAMBURGO VELHO 12 "POR TRÁS DE UMA ESCRITA" QUEM SABE! CONTOS DA TURMA 6A 16 A misteriosa Gemeindeschule João Batista de Oliveira 19 A recuperação Martina Allet Trein Kautzmann Tairone Walzer Sant Ana Filho 22 De volta ao tempo Ian Lucca Costa Mainardi Murilo Fabris Machado 26 Espírito de Gemeindeschule Julia Gottschalck Borges Fortes Nicholas Matoso Hess 30 Gemeindeschule e os monstros da noite Isadora Levinski 32 Gemeindeschule vermelha Madalena Aurora Rieth 36 Gustavo - a criança assombrada Joaquim do Amaral Claudy Valentim Dupont Cardoso 39 O Espírito do mal na Gemeindeschule João Luiz Kronbauer Nunes Monteiro 41 O assassino mascarado Arthur Silver Dilly Sophia Bohrer Bozzetto 44 O espírito que habita a Gemeindeschule Miguel B. Soares
6 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE 47 O ladrão de almas Alfredo Reis 49 O massacre na Gemeindeschule Vittorio Callegari Viganigo João Pedro de Oliveira 52 O mistério da casa Gemeindeschule Carolina Brochado Matos Pietra Jara Kehl 56 O misterioso caso de suicídio Gustavo Murilo Dias Ferraz Manuela Fagondes 60 Portais macabros Laura Pandolfo Murilo Moretto 64 A van preta de Gemeindeschule Brenda Nonnenmacher Liscano Arthur Kogler Diniz CONTOS DA TURMA 6B 70 Chulis Eduardo Cardoso Rech 72 Gemeindeschule Vittorio Carasai Strassburguer Guilherme Saueressig Simon 75 Gemeindeschule em: o plano bilionário Gabriella Corsetti Muller Miguel Blos Palanques 78 Gemeindeschule, uma escola diferente Laura Konrdörfer Petry 80 Geminjas Gabriel Reichert Vieira 82 Geminjas II Augusto Constantino Lopes 85 Gerson e Pereira em: Presos na Gemeindeschule Luca Ruggeri Isotton Lucas Marques Armbrust
7 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE 88 O esconderijo do tesouro Arthur Rafael Suarez Karow 90 O mistério de Gemeindeschule Rafael Schwan Poltronieri 93 O mistério da casa Isabela Mariah Lorenzon Laura de Oliveira Sales 96 A sociedade secreta Nicolas Kehrwald Vidor Carolina Teixeira Corrêa 99 As piadinhas Miguel Henrique Blume Marco Ferrareze Henning
8 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE A INSTITUIÇÃO EVANGÉLICA DE NOVO HAMBURGO Em 1832, os imigrantes alemães que habitavam o povoado de Hamburgerberg fundaram a Escola da Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho -Evangelische Gemeindeschule - hoje Unidade Pindorama. Esta primeira escola fundamentou a base da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, a IENH. A IENH é um espaço de educação que traz consigo marcos históricos embasados nos princípios e na filosofia da Rede Sinodal de Educação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. É uma instituição pioneira e inovadora, comprometida com os desafios do tempo presente e visão para o futuro. Tem a missão de promover educação de excelência com base nos valores cristãos, no pensamento científico e na inovação para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, colaborativa e sustentável. Guia-se pelos princípios da empatia, ética, pluridade e diversidade para exercer o referencial luterano. A IENH é a mais antiga escola da cidade de Novo Hamburgo e conta com três Unidades de Ensino: Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica, que oferecem cursos da Educação Infantil ao Ensino Superior. https://educacaobasica.ienh.com.br/br/ ienh-sinonimo-de-tradicao-inovacao-e-pioneirismo
9 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE DECKER, Ariadne. Primeira Evangelische Gemeindeschule Hamburgo Velho (1991). Giz pastel seco sobre papel Canson Mi-Teintes, 65cmX50cm. Acervo Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, Unidade Pindorama. Reprodução feita com o consentimento da artista. A obra original encontra-se na sala da Coordenação Pedagógica.
10 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE EQUIPE DIRETIVA IENH – UNIDADE PINDORAMA 2022 Diretor Seno Leonhardt Coordenadora Unidade Pindorama Karina Isabel da Silva Spessato Coordenadora Pedagógica Caroline Roberta Steigleder Psicóloga Educacional Aline Roberta Saile
11 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE TRACES IN HAMBURGO VELHO Sem paixão não há conhecimento. É essa paixão que nos impulsiona a mergulhar nas ruas da cidade para descobrir ambiências, sentir as emoções, restituir uma visão de nossa experiência errante. Essa prática nômade, inspirada pelo amor à cidade, esse reservatório grande e ilimitado de experiências, esse recipiente de vida que nos oferece uma riqueza de stimuli incomparável, nos fala e nos encanta (LA ROCCA, 2018, p. 8).1 Este e-book com seus contos fantásticos, é fruto do olhar do flâneur (BENJAMIN, 2006),2 uma figura que tem paixão pela cidade e que, por meio de suas andanças a transforma em um espaço a ser lido. Nossas flâneries, iniciadas com os estudantes em 2019, fizeram emergir a atenção para com um local especial do Centro Histórico de Hamburgo Velho: a Evangelische Gemeindeschule. Fomos desvendando, nos encantando e nos vinculando com a história que trazia a origem da nossa escola. Desde a chegada das primeiras famílias de imigrantes alemães em 1824, a educação foi estabelecida como prioridade e ethos da comunidade luterana que habitava Hamburgerberg. A luta destes antepassados para fundar e manter uma escola comunitária diante de tantas adversidades é motivo de orgulho e de valor. Portanto, valorizar e orgulhar-se da Evangelische Gemeindeschule nos faz sentir pertencentes a este legado e, diante dele, assumirmos o compromisso pela sua preservação. Vida longa à memória da Gemeindeschule, semente do nosso querido Pindorama, cuja história completa 190 anos! Profa. Dra. Janaína Menezes Professora de Língua Inglesa - Pindorama 1 LA ROCCA, Fabio. A cidade em todas as suas formas. Porto Alegre: Sulina, 2018. 2 BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
12 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE "POR TRÁS DE UMA ESCRITA" QUEM SABE! O processo de alfabetização inicia-se muito antes do aprendizado formal da escrita. Desde os primeiros contatos com o mundo dos códigos e as interações que a criança faz com esse mundo, são fontes significativas de aprendizado e, interagir de modo autônomo e independente é a maneira que ela demonstra que o aprendizado está sendo significativo. Oportunidades como redigir textos de diversos gêneros e dominar a ortografia são habilidades que a cada ano vão se ampliando e permitindo que a criança compreenda questões linguísticas mais complexas. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as crianças manifestam curiosidades em relação à escrita desde muito pequenas, então, é preciso aproveitar esse interesse espontâneo para oferecer diversas oportunidades e experiências com a língua, seja por meio da contação de histórias, da narração de fatos e da escrita midiática como fonte de aprimoramento para a sua inclusão no mundo letrado, assim, ela se motivará cada vez mais, ampliando suas competências e essencialmente sua autoestima. Segundo Mikhail Mikhailovich Bakhtin (importante filósofo e pesquisador da linguagem humana) quanto melhor dominamos os gêneros diversos da escrita, mais livremente os empregamos, mais plenamente e nitidamente descobrimos neles a individualidade, refletimos de modo mais flexível e sutil a situação singular da comunicação, em suma, realizamos de modo mais acabado o nosso livre projeto de discurso. Nesse sentido buscamos sempre propor atividades envolventes, embasadas e que faça sentido aos alunos, para que, dessa forma, consigamos fomentar no discente uma posição responsiva, visando a construção social e dialógica, propondo reflexões sobre a língua do campo da estrutura para o campo do discurso, ou seja, para seu contexto sociointerativo. Ao ouvir contos, por exemplo, meninos e meninas têm suas habilidades cognitivas ativadas, facilitando a assimilação das palavras, auxiliando no processo de leitura e escrita, potencializando as formas de linguagem, seja ela verbal ou não- verbal, manifestado na autoria dessas várias vertentes o processo ensino-aprendizagem.
13 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE A prática de ler e criar crônicas, minicontos, narrativas de aventura, de ficção científica, dentre outros, com estruturas próprias de cada gênero e recursos expressivos típicos, busca-se aguçar a imaginação e o fazer aprender e a compartilhar, ter empatia, cooperação, controlar impulsos, reconhecer o outro e lidar com frustrações e aspectos emocionais que podem trabalham a autoestima, o orgulho, a segurança, a proteção, a independência e o reconhecimento dos sentimentos do escritor. Assim, carinhosamente foi pensado a proposta que você terá a oportunidade de deleitar-se. São escritas com um alto teor de protagonismo e imaginação, nelas você entrará no mundo adorado pela faixa etária do sexto ano, são narrativas envoltas em uma aura de mistério, criaturas assustadoras e o uso eficaz de um dos sentimentos mais antigos: o medo!
15 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE CONTOS DA TURMA 6A Língua portuguesa: Prof.a Joseane Silva. Língua inglesa: Prof.a Fernanda Andrioli. Língua espanhola: Prof.a Melina Wasem Passos.
16 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE A MISTERIOSA GEMEINDESCHULE João Batista de Oliveira1 Certo dia, Roberto estava pensando em algum lugar que estivesse abandonado para gravar um vídeo no Youtube. Então ele pensou na Gemeindeschule que era uma escola abandonada para ir no dia 13/10/2015. Ele queria entrar dentro da escola, porém, era tudo fechado e proibido, mas ele pensou em uma forma de entrar, porque estava decidido a fazer isso. No dia seguinte, ele pegou uma mochila para colocar algumas coisas que talvez fossem úteis para ele, pois ele não sabia o que tinha lá, colocou os seguintes itens dentro dela: machado, graveto afiado, lanterna, comida, água, celular, alicate, computador, madeira e cola. 1 I am João Batista. I’m 11 years and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on October 27th, 1994. I am a student at Pindorama. I am good at playing games. In my free time, I like to play games, watch series, and do athletics.
17 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Depois de semanas chegou o dia de ir para a escola. Pegou sua bicicleta e foi até lá, demorou uns trinta minutos. Quando Roberto chegou lá, olhou para os lados para ver se tinha alguém, e não tinha, então pegou o machado e bateu na porta para derrubar. Ele entrou dentro da casa e a porta fechou sozinha. Ele viu que a escola não tinha muitas divisões de espaços, mas ele viu um alçapão. Nesta hora pegou o machado e a lanterna e abriu o alçapão. Era tão profundo o alçapão que não dava para ver o chão. Quando Roberto estava descendo no alçapão viu que ali era a moradia de muitas minhocas, pequenas cobras, lagartixas, entre outros bichos de pequeno porte. Quando ele chegou no chão se deparou com uma sala grande sem nenhuma parede para separar os cômodos. Ficou ouvindo muitos barulhos estranhos que pareciam ruídos vindo do chão, das paredes e do teto. Quando ele menos esperava, ainda distraído com tudo que via, alguém tapa os olhos dele e ele desmaia. Depois de um tempo desmaiado ele acorda em uma sala totalmente vazia. Apenas havia uma porta no teto e uma chave bem no canto da sala. Então Roberto pegou a chave e tentou pular o máximo que pôde, mas acabou não conseguindo. Pensou em pular na parede e logo em seguida ir para o teto, para apenas abrir a porta, depois de um tempo tentando ele conseguiu. Quando abriu a porta se deparou com uma imensa lagartixa em uma sala grande cheia de bastões, lâminas, Canos de ferro, etc. A lagartixa queria devorar ele, porém ela não era muito rápida, mas muito forte. Então Roberto pensou em pegar seu machado e um bastão, ele pegou uma pedra e ficou afiando o bastão. Era difícil de fazer isso, pois a lagartixa estava atrás dele, mas ele conseguiu. Logo após isso, pegou umas pedras e jogou em cada parte do corpo da lagartixa para saber seu ponto fraco. Depois de um tempo jogando percebeu que o ponto fraco da lagartixa era o olho, foi nesse momento que ele pegou o machado e o bastão afiado jogando nos dois nos olhos da lagartixa, assim deixando ela sega.
18 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Então ele foi indo no canto da parede para ver se tinha uma saída, e tinha uma porta destrancada. Roberto abriu ela e viu um monte de escadas, subiu nelas. Chegando no fim das escadas viu a luz do dia, parando na parte de fora da escola, ele pegou sua câmera para ver se gravou o vídeo, mas quando foi ver não tinha gravado nada. Ele ficou com raiva e aliviado, pois ele saiu vivo de lá. Então voltou para casa e ficou tudo normal de novo, mas a ideia ainda é de achar um lugar legal para gravar seu vídeo.
19 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE A RECUPERAÇÃO Martina Allet Trein Kautzmann1 Tairone Walzer Sant Ana Filho2 Nas férias de verão de 1978, na tarde de sexta-feira, Robson, um aluno que estudava na escola Gemeindeschule, ficou de recuperação em matemática. Quando chegou na escola Gemeindeschule, acreditava que só tinha ele, a professora de matemática e o porteiro, mas também viu uma faxineira que nunca tinha visto na escola antes. 1 I am Martina Allet Trein Kautzmann. I’m 12 years old. I live and study in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on July 26th, 2010. I think I am good at drawing. In my free time, I like to read books, watch TV and play games. 2 I am Tairone Walzer Sant Ana Filho. I am 11 years old. I was born on December, 06th 2010. I study at Pindorama. I live in Novo Hamburgo, Braz. I love to play soccer, volleyball, etc.
20 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Chegando na sala para fazer a prova de recuperação, a professora estava pálida e dando risadinhas. Nos lábios, um batom muito vermelho. Ele chegou até a achar que poderia ser sangue, mas deixou esse pensamento de lado e foi fazer a prova mesmo assim. A professora saiu da sala dando risadas. Depois de uma hora, Robson finalizou a prova, mas estava escutando gritos, foi quando decidiu ver o que estava acontecendo. Foi abrir a porta e viu que ela estava trancada. Alguns minutos depois escutou mais gritos e ainda mais altos dos que tinha ouvido antes e, logo em seguida, passou a escutar alguns passos, foi então que a professora, do outro lado, abriu a porta. O garoto perguntou a ela sobre os gritos, mas a professora disse que não sabia de nada, ele achou aquilo estranho, mas ignorou até o momento e avisou que tinha terminado a prova. Antes de se despedir, olhou novamente para a professora e foi então que percebeu que a roupa dela estava manchada de sangue, imediatamente pegou o seu estojo como arma de defesa. Ela estava muito estranha, se aproximou do menino dando várias risadinhas, nessa hora ele pegou o estojo na mão e lançou
21 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE no rosto dela, acertando seu olho. Mas, o que ele não sabia era que essa atitude a deixaria tão irritada. A partir disso, ela já não era mais a professora de Matemática que ele conhecia, ela virou um monstro!!!! Assim, ele percebeu que os gritos que ele tinha ouvido antes eram do porteiro e da faxineira que tentavam fugir da professora, ou melhor, do monstro que ela era! Robson entendeu que a professora, na verdade, o monstro, estava atrás dele! Ele correu tanto, mas tanto que finalmente achou uma janela que conseguia pular! Quando pulou pela janela, verificou se o monstro não estava atrás dele. Robson pegou um atalho e voltou para casa salvo e com certeza no ano seguinte vai tomar cuidado para que nunca fique em recuperação!
22 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE DE VOLTA AO TEMPO Ian Lucca Costa Mainardi1 Murilo Fabris Machado2 Em uma manhã igual a qualquer uma, ou quase igual, Enzo, Joaquim, Miguel e todos os outros colegas da turma estavam ansiosos para o passeio escolar, porque havia boatos de que nessa escola muito antiga aconteciam coisas macabras lá dentro. Finalmente chegou a hora, eles estavam indo para Gemeindeschule, esse era o nome da escola. Quando chegaram lá queriam entrar logo, só que a professora disse que não era permitido, como Joaquim era muito esperto e curioso, pegou sua câmera do celular e apontou para as frestas 1 I am Ian Lucca Costa Mainardi. I’m 11 years old and I have a cat. I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on March 21st, 2011. I study at Pindorama. I am good at athletics, volleyball, and soccer. In my free time, I like to play sports, play with my friends and stay with my family. 2 I am Murilo Machado and I'm 11 years old. I was born in Porto Alegre on November 22th 2010, in Brazil. I study at Pindorama and I'm in the 6th grade. I am a good goalkeeper at soccer and I am good at basketball. In my free time, I like to stay with my friends and family and play computer games.
23 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE que tinham nas janelas da escola. Só que isso não foi o suficiente, porque não dava para ver nada, e por isso eles ainda estavam com curiosidade. Quando acabou o passeio, todos estavam indo para o ônibus, menos eles. Eles se esconderam atrás do arbusto para que quando a turma fosse embora eles pudessem entrar na escola. Quando viram que todos tinham ido embora eles saíram do esconderijo, então, botaram o plano em prática: Como Enzo e Miguel eram muito fortes, arrombaram a porta para poder entrar. Só que Joaquim estava com muito medo, foi quando Miguel o empurrou lá pra dentro, quando entrou não havia nada além de corredores, então chamou os outros, decidiram se dividir porque haviam três corredores. A ideia era que cada um pudesse ver o que tinha lá, para poder matar a curiosidade, mas eles deviam ser muito rápidos para as professoras não perceberem que eles não estavam no ônibus. Joaquim não estava concordando muito com o plano, entrou com muito, muito medo e logo viu velas apagadas e muitas teias de aranha. Miguel não via nada além de salas de aula, ele estava no corredor ao lado de Joaquim. Enzo viu um banheiro no final do corredor, foi até lá e constatou que era muito macabro, cheio de velas e com uma pintura que parecia uma professora, foi quando ele olhou pro espelho todo quebrado e viu Joaquim e Miguel, então perguntou: O que estão fazendo aqui? Mas quando olhou pra trás não tinha nada, foi quando saiu correndo com muito medo para avisar os outros que esse lugar estava mal assombrado. Enquanto isso, Joaquim viu no fim do corredor uma porta e quando foi ver o que tinha naquela porta ficou muito assustado, era uma sala de aula, mas não era qualquer sala, era uma sala cheia de mortos vivos. Ele viu uma coisa escrita no quadro, mas o pavor não o deixava ler, teve a ideia de tirar uma foto, só que quando foi tirar a foto estava com flash e todos viram ele, começaram a perseguir ele. Os gritos foram tão altos que Miguel escutou, já que estava no corredor do lado, foi aí que todos começaram a correr em
24 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE direção a porta e todos se encontraram lá, só que a porta estava fechada. Tiveram que arrombar, não foi uma tarefa fácil, mas assim que conseguiram, saíram correndo de lá e logo perceberam que não era mais o mesmo lugar de antes, eles tinham vivido tudo aquilo no passado, e só se deram conta disso quando viraram para trás e viram que a escola estava em construção. As pessoas que viviam lá achavam que eles eram ladrões por causa da roupa, e logo os denunciaram à polícia. Quando perceberam algo diferente já era quase tarde demais, os policiais daquela época já estavam indo atrás deles. Se esconderam em uma casa abandonada, entraram na casa e ali viveram mais uma aventura. Havia uma gangue, eles até negociavam para sair de lá, mas os ladrões achavam que eles iam denunciar eles para a polícia. Então o Miguel deu um soco em um dos ladrões para distrair, para que Enzo e Joaquim pudessem fugir. Como era uma casa abandonada, Joaquim teve a ideia de ir para o segundo andar, ele lembrava que o segundo andar era aberto ao céu. Viu que existia uma saída, pegou um graveto e bateu na pedra. Miguel e Enzo bateram no último cara e saíram correndo
25 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE para o segundo andar, ao pisar nos degraus eles iam se quebrando de tão velhos que estavam. Logo que saíram da casa foram correndo para a escola e quando chegaram na porta, um pedreiro falou que não era uma boa ideia, mas mesmo assim continuaram a correr, pois as paredes estavam caindo. Quando chegaram no final, perceberam que estavam no presente e que haviam se passado 2 anos desde seus sumiços. As famílias nem acreditavam no que estavam vendo e, ao mesmo tempo que estavam felizes, abraçavam os amigos com abraços bem apertados de saudades.
26 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE ESPÍRITO DE GEMEINDESCHULE Julia Gottschalck Borges Fortes1 Nicholas Matoso Hess2 Em uma segunda-feira, dia 31 de outubro, no Halloween, a escola Pindorama decidiu que faria uma excursão para a casa Gemeindeschule. Naquele dia, os alunos já estavam todos ansiosos para o passeio e também já estavam todos preparados com suas pranchetas para anotações, mas quando estavam saindo para entrar no ônibus perceberam que estava faltando um aluno, eles contaram e contaram, mas não sabiam qual era o aluno que estava faltando. 1 I am Julia Gottschalck Borges Fortes, I’m 11 years old, and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on April 12ht, 2011. I study at Pindorama, in the 6th grade. I am good at volleyball and a little at indoor soccer too. In my free time, I like to be with my friends and my family and I also like to do many sports. 2 I am Nicholas Matoso Hess. I was born on July 26th, 2010 and I’m 12 years old. I live in Estância Velha, RS, Brazil. I study at Pindorama and I really like to play football.
27 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Depois de um tempo o tal aluno “desaparecido” apareceu , e onde ele estava? Ele estava no banheiro. Então agora a contagem deu certo e todos já estavam no ônibus. Quando chegaram lá, as alunas Nicole e Laura começaram a falar que tinham sentido uma certa sensação estranha, um clima meio pesado, nisso, todos os alunos começaram a falar a mesma coisa, até os professores estavam achando isso, mas todos ignoraram, parecia só uma sensação passageira. Quando entraram dentro da casa, a professora falou: Alunos, vocês podem explorar a casa, mas as três e meia precisam estar de volta, quero neste horário todos vocês aqui! Então os alunos foram explorar a casa como a professora tinha falado. Passou-se um tempo e estavam todos os alunos retornando à frente da casa como a professora tinha falado, quando estavam todos juntos era a hora de fazer novamente a contagem para retornarem à escola, foi neste momento que tomaram um choque. Havia uma criança que estava faltando , apenas uma, o João. A professora contou mais de 10 vezes e todas as vezes deu o mesmo número. Assim ela mandou todos os alunos irem à procura do aluno que faltava. Procuraram e procuraram, mas não acharam, então já cansados de tanto procurar e tendo as últimas esperanças, Laura e Nicole acharam uma passagem escondida, avisaram os outros colegas e juntos decidiram entrar para ver onde aquele lugar daria. Mas nem tudo ocorreu como tinham planejado. Os meninos decidiram ficar com os professores e apenas as corajosas meninas entraram na passagem escondida. Quando entraram elas acharam o João, que era o aluno que faltava, mas algo estava errado, quando elas perguntaram ele olhou estranho e fixamente para o fundo dos olhos de Laura e falou: Eu fiquei preso aqui e nisso ouvi uma grande história assustadora que nunca vou me esquecer. Elas ficaram assustadas, mas pediram para ele continuar! Eu estava explorando a escola como vocês, só que, de repente, alguma coisa agarrou o meu pé e me puxou pra cá, quando cheguei aqui uma espécie de monstro ou espírito me contou sua história, essa história não era muito feliz, ele me falou que morava ali
28 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE na casa quando ela era abandonada, ele não tinha lar e para se proteger do frio, da chuva, do vento, ele dormia na casa, mas um dia, na verdade em uma noite muito fria, entraram uns caras e o maltrataram tanto que ele acabou não resistindo e acabou morrendo, agora seu espírito coloca uma maldição em todos que entravam ali. Ele ficou muito raivoso e por isso todos eram culpados na visão dele. Ninguém mais sairia da casa, tudo isso porque um dia os caras ruins decidiram maltratar e matar um morador de rua. As meninas ficaram pensando por um tempo e criando coragem de perguntar se teria um jeito de quebrar essa maldição, foi então que ele falou que precisava se encontrar com um espírito e se desculpar com ele e assim também se libertaria da maldição. Mas qual espírito seria? Assim as meninas voltaram e contaram tudo para os seus colegas e professora. Então assim fizeram . Eles pegaram velas e se ajoelharam na frente da passagem secreta, o espírito apareceu perguntando o que eles queriam, todos começaram a se desculpar, depois de pedir desculpas várias vezes, o espírito falou que iria pensar, iria refletir sobre o assunto e decidir se libertaria a turma e o espírito do morador de rua.
29 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Todos ficaram ansiosos e com esperanças de que algo bom poderia acontecer, foi então que João saiu de dentro da passagem secreta normal, já recuperado e com uma visão mais comum, todos saíram de dentro da casa, foram libertados. Nunca mais voltaram. Essa história ainda hoje é contada por eles, parecia um sonho, mas só aqueles que passaram por ali sabiam que era verdade.
30 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE GEMEINDESCHULE E OS MONSTROS DA NOITE Isadora Levinski1 Num sábado qualquer do ano de 1979, quatro amigos estavam brincando de verdade ou desafio, até que Billy perguntou para Will o que ele escolheria: verdade ou desafio? Ele respondeu desafio e como Billy era muito de aprontar, disse para Will ir à escola e ficar lá dentro por 10 minutos com as luzes desligadas. Marcos era um amigo muito próximo de Will e disse que iria junto com ele. Quando chegaram lá, ouviram alguns barulhos estranhos e ficaram com medo, mas resolveram continuar lá dentro para ganhar o desafio… Passaram-se cinco minutos e os barulhos estavam muito fortes e eles resolveram seguir esses barulhos. Foram seguindo até que viram dois monstros na tubulação e saíram correndo. Quando chegaram lá fora, Billy estava rindo muito da cara de assustados que eles ficaram, disse que ele tinha armado tudo aquilo. 1 I’m Isadora Levinski, I’m 12 years old and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on June 15th, 2010. I’m a student at Pindorama, I’m good at athletics, and in my spare time I like to play games and hang out with my friends and family.
31 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Aqueles monstros que eles viram eram apenas bonecos muito bem-feitos. Mas de repente começaram a ouvir o mesmo barulho sem parar, então, decidiram ir todos lá dentro para ver o que estava acontecendo… Quando chegaram viram que os dois monstros ainda estavam lá, eles conversaram e decidiram ir para casa para pegar coisas para se defender e para matar os monstros se algum aparecesse de novo. Chegando em casa, cada um pegou um objeto para se proteger e para conseguir matar os monstros. Eles pegaram o que puderam e voltaram para a escola, então entraram e começaram a procurar os monstros. Logo foram surpreendidos por eles, e a luta começou. Ficaram um tempão lá lutando contra os monstros e conseguiram matar todos, indo pra casa depois disso. Contaram para a escola toda até que um jornalista ficou sabendo e decidiu fazer uma matéria e tudo foi parar nos jornais da cidade, deixando-os como os heróis da escola Gemeindeschule.
32 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE GEMEINDESCHULE VERMELHA Madalena Aurora Rieth1 No início de 1883, as crianças estavam voltando de férias para a escola Gemeindeschule, onde ninguém entrava há meses. Era um dia frio e os professores estavam chegando para abrir a porta para os alunos entrarem. A aula começou normal como sempre, todos sentaram em seus lugares e organizaram suas coisas. Depois de um tempo uma aluna chamada Nancy se levantou e pediu para ir ao banheiro, ela tinha ouvido boatos de que durante as férias alguns assaltantes haviam invadido a escola e roubado alguns materiais, então até chegar ao banheiro foi procurando pistas sobre o caso, infelizmente ela não achou nada. 1 I am Madalena Aurora Rieth. I am 11 old, I was born on July 18th, 2011, and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I study at Pindorama with my friends. I am good at athletics, soccer, handball, and many other things. My favorite hobby is playing soccer and playing with my dog Olivia and I also like to listen to music.
33 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Enquanto Nancy voltava do banheiro escutou um grito vindo de sua sala, ela chegou correndo lá, mas não era nada demais, era só a Érica gritando porque um besouro pousou em sua mesa, o que já era de se esperar dela. Nancy estava triste por não ter encontrado nada, quando, de repente, o sinal bateu. Ela guardou suas coisas e pegou seu lanche para ir ao recreio. Nancy estava comendo quando sua amiga Robin chegou e perguntou o que havia acontecido com ela e o porquê dela estar assim triste. De imediato, Nancy não respondeu, mas sua amiga perguntou de novo e então, ela falou que estava triste por não achar pistas do roubo que aconteceu na escola nas férias de verão. Nisso, Robin falou que também tinha ouvido falar do caso e que ajudaria ela, então, as duas combinaram de que no dia seguinte iriam investigar. Na manhã do outro dia elas voltaram preparadas. Nancy e Robin levaram lanternas e canivetes para investigar, ambas entraram na sala e se sentaram. A aula começou, mas dessa vez a aula começou diferente dos outros dias. Enquanto o professor de ciências o Sr. Jason, entregava as provas para os alunos, um pingo caiu do teto em cima da prova de um menino chamado Steve, mas esse pingo não era de nenhuma goteira aparentemente comum, era um pingo vermelho! O professor ficou nervoso com aquilo, ele parecia saber algo, mas continuou entregando as provas normalmente. Steve não deu bola na hora para o pingo de cor duvidosa, mas achou aquilo realmente estranho quando refletiu melhor. Robin se deu conta daquilo e na hora olhou para Nancy, que também tinha se dado conta, mas Nancy percebeu a reação do professor e que ele poderia estar envolvido. Na hora do recreio as duas iriam se encontrar e investigar tudo aquilo. O tão esperado recreio chegou e as duas não foram para fora como todo mundo, elas se esconderam no banheiro e saíram quando não tinha mais ninguém, mas o professor Jason sentiu falta das duas e foi atrás delas. Nancy disse que, pela lógica, o pingo caiu do andar de cima, onde os alunos eram proibidos de entrar, o local era um depósito de matérias e outras coisas velhas, Nancy falou que iria subir primeiro,
34 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE mas Robin disse que ela que iria, pois se a encontrassem já iriam esperar isso dela. Nancy não disse mais nada, quando, de repente, Steve apareceu e disse que iria ajudar as duas. Ambas ficaram confusas, mas aceitaram. Então Robin subiu primeiro, depois foi Nancy e, por último, Steve. Quando chegaram, Steve deu um jeito de arrombar a porta e o trio entrou, o local parecia estar abandonado há anos, Nancy ligou a luz da lanterna e eles conseguiram ver melhor o que o sótão escondia. Lá haviam classes velhas, armários, quadros negros e inúmeras caixas, então os três se separaram e foram procuram pistas. Steve achou um taco de beisebol velho e sujo de sangue e Robin uma arma, os dois se olharam apavorados quando, de repente, Nancy chamou os dois…ela tinha achado uma caixa com manchas da mesma cor do pingo que caiu na prova do Steve, ela pediu para Robin jogar o canivete para ela para que abrisse a misteriosa caixa, quando Nancy abriu, um cheiro horrível tomou conta do local. Robin ofereceu a sua bandana para Nancy cobrir o nariz. No interior da caixa havia potes de sangue e um saco preto que parecia conter um corpo de um adulto dentro. Nancy mandou os dois se afastarem para ela abrir aquilo, quando uma voz interrompeu os três! Eles olharam para trás devagarinho e viram o professor Jason com um cabo de vassoura na mão, Robin e Nancy se olharam desesperados, mas Steve não estava com medo, ele pegou o taco de beisebol que havia achado e foi para cima do professor, enquanto Robin e Nancy abriram o saco. Nesse meio tempo o recreio já havia acabado e os alunos e professores escutaram os estouros que vinham do sótão, então, irritado porque os alunos estavam distraídos, o professor David subiu para ver o que estava acontecendo, quando ele chegou, se deparou com o professor Jason e o aluno Steve lutando com tacos e cabos de vassouras, enquanto ele também podia ver Nancy e Robin xeretando algo. David ficou assustado e ao mesmo tempo surpreso, entrou na sala e impediu Jason de continuar os golpes contra Steve. Os outros professores viram que David estava demorando e que ele tinha que voltar para continuar a sua aula, foi quando decidiram subir, escutaram os pavorosos gritos que vinham do sótão…
35 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE todos subiram, se depararam com aquela cena chocante de briga, sangue e horror. A professora Éden logo desceu e foi até o telefone fixo para ligar para a polícia, alguns professores desceram com os alunos e outros ficaram. Naquela hora, a professora Éden passou na sala para dar um aviso e mandou todos pegarem as suas coisas e esperarem na rua até a polícia chegar. Depois de David conseguir prender Jason, ele o amarrou e mandou Robin, Steve e Nancy descerem e esperarem junto com os outros colegas. Depois de alguns minutos de espera, a viatura da polícia chegou e também não demorou muito para os jornalistas chegarem. Enquanto David esperava a polícia subir, prendeu Jason com algumas cordas velhas que estavam por perto. No final, David fez o professor Jason admitir ter espalhado o boato da invasão para tentar mascarar o assassinato de um ex-professor da escola chamado James William, esse havia sumido há poucos meses. Lá fora havia uma multidão cercando a escola enquanto reforços da polícia chegavam para mantê-los longe. Depois de toda essa “muvuca”, Jason foi levado e preso e, daquele dia em diante, as aulas continuaram normalmente, mas uma coisa mudou para sempre: o caso do assassinato havia “vazado” para o povo depois que soltaram Jason, até virou matéria nos jornais de todo o Brasil, toda a comunidade de Novo Hamburgo passou a chamar a escola de a Gemeindeschule Vermelha.
36 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE GUSTAVO - A CRIANÇA ASSOMBRADA Joaquim do Amaral Claudy1 Valentim Dupont Cardoso2 Um dia em 1890, na escola Evangelische Gemeindeschule, os alunos estavam tendo aula quando um assassino invade essa escola e começa uma matança. Só uma criança sobrevive, essa criança se chamava Gustavo. Ele ficou com muitos traumas, pois ficou preso na escola para sempre. 1 I am Joaquim Claudy. I’m 11 years old and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on March 27th, 2011. I study at Pindorama. I am good at learning mathematics. In my free time, I like to be with my friends and family and I also like to read books. 2 I am Valentim Dupont Cardoso. I’m 11 years old and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on December 27th, 2010. I study at Pindorama. I am a good goalkeeper. In my free time, I like to play soccer and online games.
37 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Foi então que 100 anos depois, em 1990, dois jovens ouviram falar de uma lenda, ela falava que alguém assombrava aquele local. Os jovens ficaram com muito medo, mas para não viver com esse medo decidiram ir até o local e ver se a lenda era verdadeira ou não. Quando se aproximaram da casa, começaram a ouvir ruídos vindos de dentro dela, ficaram com mais medo ainda, mas decidiram encarar o medo, se encorajaram e devagar foram entrando. Quando eles entraram, não enxergavam nada, estava muito escuro, mas por sorte um deles tinha uma lanterna na mochila. Quando eles ascenderam a lanterna, viram muitos desenhos feitos com sangue nas paredes, também viram ossos que pareciam ser de seres humanos, estavam largados no chão. Depois disso, desceram para o porão e se depararam com um monstro. Esse monstro falava com uma voz de criança, ele pedia ajuda, falava que todas as pessoas da escola tinham morrido pelas mãos de um assassino e ele foi o único sobrevivente. Os meninos apavorados correram para a saída, mas quando chegaram na porta, por azar, ela estava trancada, tiveram que voltar e iniciou-se uma corrida contra o monstro pela casa.
38 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE O monstro pedia ajuda enquanto corria atrás deles, não foi fácil, mas conseguiram despistar ele e se esconderam. Tudo parecia controlado, mas de repente ouviram a voz do monstro, foi quando ele agarrou um deles e comeu. Foi um momento de puro pavor do outro jovem. Ele ficou muito chocado e assustado… ele gritou, então o monstro descobriu o esconderijo dele e esse foi o fim dele também, o monstro fez o mesmo com ele do que tinha feito com seu amigo: o engoliu! Algumas horas depois, viram que os jovens tinham desaparecido. Ninguém nunca encontrou os corpos, a história é contada até hoje, mas ninguém sabe explicar muito o que aconteceu! Ficou para nós uma Moral da história: A curiosidade pode matar!
39 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE O ESPÍRITO DO MAL NA GEMEINDESCHULE João Luiz Kronbauer Nunes Monteiro1 Numa sexta-feira, dia 13 do mês de setembro de algum ano interessante, dois amigos corajosos resolveram entrar na casa assombrada da Gemeindeschule, eles se chamavam João Luiz e Ian Mainardi. Os vizinhos que entraram lá e tiveram essa experiência, disseram que depois de entrar, sempre que iam dormir sonhavam com um demônio e ele ficava atormentando a pessoa até ela acordar. João Luiz e Ian não acreditavam nessas histórias e esperaram até a noite para entrar na casa. Quando entraram na casa, começaram a enxergar um Demônio, ele tinha a pele da cor preta e branca. Eles tentaram correr, ficaram apavorados, mas nunca mais saíram de lá, parece que seus pés não conseguiam se mover. 1 I am João Luiz. I’m 12 years old and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on August 18th, 2010. I am a student. I am good at football. In my free time, I like to play football and play games online!
40 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Depois de três dias os vizinhos contaram que viram os amigos entrando na casa, mas não os viram sair, parece que não haviam mais conseguido e, por coincidência, a partir daquele dia, nunca mais tiveram pesadelos com o Demônio. Assim, a casa ficou conhecida como a Casa dos Demônios Assombrados. Antes, aparentemente era só um, agora parece que já são três. Você toparia ir lá ver?
41 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE O ASSASSINO MASCARADO Conto extraído de Jornal World News - 28 de novembro, 1879. Notícias da semana Arthur Silver Dilly1 Sophia Bohrer Bozzetto2 Segundo o jornal NH, na madrugada de ontem, dia 27/11, aconteceu um assassinato em uma escola do instituto IENH. Um jovem de 11 anos estava indo a sua sala de aula para buscar seu lanche que havia esquecido, quando foi surpreendido por um assaltante muito procurado na região de NH. Ele foi esfaqueado e estrangulado até a morte, após o intervalo os alunos e professores 1 I am Arthur Silver Dilly. I am 11 years old and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on February 25th, 2010. I study at Pindorama. I am good at fishing. In my free time, I like to play with my friends and play sports. 2 I am Sophia Bohrer Bozzetto. I’m 12 years old and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on August 10th, 2010 in Santa Maria. I’m a student at Pindorama. I already moved to 3 cities. In my free time, I like to be with my friends and family and I also like to play online games! I am an athletics athlete, And I love to do creative things!
42 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE se depararam com essa cena, todos ficaram apavorados e logo chamaram a polícia. O detetive Sherlock Holmes investiga o caso! Sherlock convida sua nova amiga Brenda para seguir as pistas do mapa até que, de repente, eles chegam até o esconderijo do assassino! Eles entraram bem devagar quando de repente, eis que surge na frente deles os ameaçando! Foi uma batalha insana! Até que o assassino foi derrotado! Toda a cidade estava celebrando! Brenda e Sherlock Holmes agora são uma dupla! Segundo as pistas, o assassino estava todo de preto e com botas brancas! Os detetives falaram que acharam pegadas e resolveram seguir elas! Quando chegaram no final delas encontraram 3 ratos que levaram eles até a casa onde vivia o Rei dos ratos - chamado Diniz. Mas na verdade, os ratos eram escravos dele, só que os ratos estavam chorando porque eles não queriam ser escravos, quando, de repente, Brenda chegou para salvar eles. O rato grande fugiu e acabou deixando cair um mapa, nele estava o assassino, ele era o seu mascote. Esse foi mais um caso dos famosos detetives!
43 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE
44 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE O ESPÍRITO QUE HABITA A GEMEINDESCHULE Miguel B. Soares1 Uma noite, três garotos chamados Gustavo, Dilly e Ian, foram se aventurar em uma escola mal-assombrada, mas eles não sabiam que um espírito lá habitava. Naquela noite, à meia noite, quando foram abrir a porta para ver o que tinha dentro da casa, se deparam com uma densa escuridão, onde nem mesmo a luz da lua cheia entrava. Após entrarem na casa a porta se fechou sozinha. Desesperados, foram tentar abri-la, mas já estava travada. Os três não sabiam o que estava acontecendo naquele momento, até mesmo as janelas estavam trancadas. Então decidiram explorar a casa mais a fundo. 1 I’m Miguel Soares, and I am 12. I live in Ivoti, Brazil. I was born on the 29th of September, 2010. I go to school at Pindorama, IENH and I’m in the 6th grade. I’m good at electronic games and at some sports like cycling and running. In my free time, I like to play on my PlayStation and on my cellphone
45 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Primeiro foram para os dormitórios onde as crianças da escola dormiam. Gustavo foi olhar no guarda-roupas, mas estava vazio e cheio de insetos, tinha um cheiro horrível. Ian foi procurar nas salas de aula, mas as mesas de madeira estavam quebradas e o quadro rabiscado. Ian percebeu que uma mesa estava intacta, tinha materiais em cima dela, então decidiu ver o que tinha dentro daquele estojo e daqueles cadernos. Ao abrir o estojo, percebeu que tinha alguns lápis, uma borracha, um apontador e algumas lascas de lápis coloridos. No instante que Ian ia pegar um lápis para vê-lo melhor, a sala esfriou, Ian percebeu que alguma coisa além dele estava naquele lugar, mas ao olhar para trás se deparou com um “ser humano” branco, então o “ser humano” na verdade era um espírito na forma de uma criança. Foi quando uma cadeira saiu voando em direção a ele, felizmente ele conseguiu desviar dela, mas logo em seguida o quadro veio para cima. Já no chão Ian estava sem forças para levantar, uma das pernas da cadeira o acertou, logo em seguida, em cheio, um quadro acabou atingindo Ian e arrancando um “bife” do seu peito, isso causou um grave dano. Sangrando, ele se rastejou para a saída da sala, gritou bem alto para seus amigos virem salvá-lo e chamarem uma ambulância, mas antes mesmo de Gustavo pegar seu celular, um armário cheio de pratos caiu sobre ele, sorte que ele conseguiu desviar. Dilly foi salvar Ian, carregando-o para a porta dos fundos. Gustavo também foi ajudar o amigo a carregar o Ian, mas a porta estava estranhamente trancada. Estranho mesmo foi observar que ela nem fechadura tinha. Gustavo deu um chute na porta e ela abriu. Saindo da casa, Dilly pegou seu celular e chamou uma ambulância para o amigo Ian. Quando a ambulância chegou, Dilly e Gustavo foram sugados para dentro da casa, mas Ian foi resgatado pela ambulância.
46 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Até hoje, nunca se soube o que realmente aconteceu com Dilly e com Gustavo, e nem como Ian se machucou daquela forma em uma escola. Alguns padres suspeitam de uma presença sobrenatural, mas nunca se soube ao certo o que realmente habita naquela escola, o que se sabe é que ela continua trancada e sem acesso. Mesmo os mais corajosos não se arriscam a entrar nela. Melhor deixar tudo como está!
47 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE O LADRÃO DE ALMAS Alfredo Reis 1 Oi, meu codinome é Bê e a história que vou contar se passa no ano de 1994. Era o primeiro dia do mês de março, uma sexta-feira, haviam três crianças: Cleiton, Luke e a Ana. Junto com eles tinha dois adultos: o Juquinha e a Dona Florinda. Faziam um churrasco na sua casa que, por acaso, era do lado de uma escola abandonada que já se tinha ouvido falar muita coisa, mas uma lenda em especial tinha chamado a atenção deles. A lenda dizia que ali vivia um ladrão, mas não era um ladrão comum, era um ladrão de almas. Esse ladrão, dizem por aí, conseguia pegar as almas com um saco cheio de dinheiro, mas com muito dinheiro mesmo. Ele mostrava esse dinheiro para elas e quando elas entravam no saco elas morriam de vez, porque daquele saco elas não sairiam mais. Mas o que ninguém entendia era o motivo das almas quererem tanto dinheiro, pois já estavam presas em outro mundo mesmo. 1 My name is Alfredo Reis, I’m 11 years old and I live in Novo Hamburgo in Brazil. I go to Pindorama school. I was born on July 7th, 2011. I like video games.
48 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Bom, enquanto a lenda passava de geração em geração, todas as crianças que ouviam sempre tremiam de medo. No dia seguinte começou uma tragédia, muitas pessoas estavam morrendo e todas eram gananciosas, e o Luke, que era também muito ganancioso acabou sumindo. Ninguém sabia, mas quando ficou de noite o ladrão de alma foi na casa de outras pessoas, procurando almas para prender no saco, e foi aí que ele chegou até a casa do Luke. Ana e Cleiton acordaram no meio da noite e olharam com os olhos flamejantes com a alma de Luke na mão. Ana ligou a luz que ilumina o olho flamejante e era o ladrão de almas que saia de lá, foi quando os dois correram e pegaram a bicicleta, mas o ladrão de alma tentou despistar, os dois se perderam de vista e foram à escola antiga. O dia amanheceu e os dois tiveram uma ideia: o ladrão de alma não gostava de sol e fizeram uma emboscada, fizeram uma trilha de moedas e como o ladrão ia atrás de almas gananciosas, sabia que aquilo iria chamar a atenção dos mais gananciosos. Tudo deu certo, o ladrão caiu na armadilha dos amigos. Algumas almas recentes que estavam presas dentro do saco conseguiram se soltar e voaram até o céu para se livrarem dos seus traumas. A alma de Luke também voltou, tiveram o amigo de volta e a lição foi ensinada a todos da cidade. A gente não deve ser ganancioso, cada um terá o que for pra ter. Mesmo os mais corajosos não se arriscam a entrar nela. Melhor deixar tudo como está!
49 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE O MASSACRE NA GEMEINDESCHULE Vittorio Callegari Viganigo1 João Pedro de Oliveira2 1 I am Vittorio Callegari. I'm 11 years old and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on January 19th, 2011. I study at Pindorama. I am good at basketball and football. In my free time, I like to stay with my family, play basketball and watch videos. 2 I am João Pedro. I’m 11 and I live in Novo Hamburgo, Brazil. I was born on June 3rd, 2011. I study at Pindorama. I like to play volleyball and football.
50 IENH 190 ANOS - OS MISTÉRIOS DA GEMEINDESCHULE Em uma cidade, existia uma escola abandonada e isso aguçava a imaginação de todo mundo, das crianças em especial, por isso, numa tarde de sol, várias crianças gostavam de entrar lá, mas depois disso não havia mais notícias delas. Esse motivo foi o suficiente para que ninguém mais pudesse entrar lá. Isso deixou muita gente assustada, mas como descobrir o sumiço daquelas crianças que já estavam desaparecidas? Os cinco amigos inseparáveis tiveram uma ideia, fizeram um plano e resolveram entrar lá sem permissão. Murilo, Vittorio, João, Gustavo e Tairone. Quando chegaram, viram que a escola estava toda trancada e precisaram cortar a madeira podre da janela com uma parte da encanação da escola, pois era a única coisa que tinham por ali. Depois de um tempo eles conseguiram arrombar a janela, então entraram. Quando viram a escola por dentro, acharam mais fácil se separarem para ser mais prático. Murilo resolveu ir com o João, Gustavo escolheu ir com o Vittorio e o Tairone decidiu ir sozinho. Cada grupo foi para um cômodo e enquanto eles estavam procurando pistas viram sangue nas paredes. Logo depois, escutaram um grito vindo do banheiro, e de repente se depararam com um corpo estirado no chão. Era de um policial, mas perceberam que o grito não era dele, pois ele já estava há um tempo morto. Era do cômodo ao lado que parecia ser uma antiga sala de aula. Quando eles se viraram, sentiram falta do Murilo, saíram correndo e foram para o cômodo ao lado, quando chegaram, viram uma cena terrível, era o Murilo deitado e já morto. Perceberam que o Tairone não estava junto deles. Logo depois de algumas suspeitas, foram se esconder pela casa. O João se escondeu no banheiro, o Gustavo debaixo de uma mesa muito antiga e Vittorio se escondeu na sala de aula ao lado. Passado um tempo, João já não estava mais suportando o cheiro do policial morto e acabou espirrando. Logo Tairone o achou e o matou com o pedaço de cano, o mesmo pedaço que serviu para abrir a casa. Vittorio da mesma forma, não estava mais aguentando o cheiro do Murilo, mas conseguiu suportar por um tempo, mas não o suficiente para Tairone o encontrar e o matar também.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz