ISSN 2176-3569
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC Reitor Prof. Rafael Frederico Henn Vice-Reitora Prof.ª Andréia Rosane de Moura Valim Pró-Reitoria Acadêmica Prof. Rolf Fredi Molz Diretoria de Ensino Prof.ª Giana Diesel Sebastiany Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Stricto Sensu Prof. Adilson Ben da Costa Diretoria de Formação Continuada e Tecnologia Educacional Prof. Rudimar Serpa de Abreu Diretoria de Inovação e Empreendedorismo Rafael Kirst Pró-Reitoria Administrativa Prof. Dorivaldo Brites de Oliveira Diretoria de Finanças Prof. Fernando Batista Bandeira da Fontoura Chefe de Gabinete Silvia Raquel Rocha
ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR SANTA CRUZ DO SUL-RS – UNISC 19 A 21 DE MAIO DE 2022 CASA LEIRIA São Leopoldo-RS 2022 Cheron Zanini Moretti Everton Luiz Simon Morgana Pereira da Costa Marcelly Machado Cruz Jonas Hendler da Paz (Organizadores)
ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR Design de capa e contracapa: Bruno Gabe Moreira. Ilustração em aquarela Paulo Freire: Eduarda Thaís dos Santos. Os textos e as imagens são de responsabilidade de seus autores e autoras. Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida desde que citada a fonte. Ficha catalográfica Catalogação na Publicação Bibliotecária: Carla Inês Costa dos Santos – CRB 10/973 F745a Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire: Sistema Paulo Freire: da Educação Básica à Educação Superior (23: 2022:Santa Cruz do Sul, RS). Anais do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire: Sistema Paulo Freire: da Educação Básica à Educação Superior [recurso eletrônico] / organização de Cheron Zanini Moretti…[et. al.], Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – São Leopoldo : Casa Leiria, 2022. Disponível em: <http://guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/ educacao/xxiiifelp/index.html > Evento realizado na UNISC, em Santa Cruz do Sul, RS, 19 a 21 de maio de 2022. ISSN 2176-3569 1. Educação – Evento. 2. Freire, Paulo, 1921-1997. I. Moretti, Cheron Zanini (Org.). II. Universidade de Santa Cruz do Sul. III. Título. CDU 37 (062.552)
REALIZAÇÃO Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - Unisc GP-CNPq: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais Unisc Observatório da Educação do Campo do Vale do Rio Pardo Unisc-Efasc-Efasol APOIO Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Gestão Educacional - Unisinos Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - UFFS Programa de Pós-Graduação Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas - UFFS Instituto de Educação - Furg Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação - Unipampa Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico - Unipampa. Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - Efasc Escola Família Agrícola de Vale do Sol - Efasol Cursos de Comunicação Social e Fotografia - Unisc Núcleo de Educação Básica - Unisc Rede de Observatórios da Educação do Campo RS Rede Nacional Café com Paulo Freire Conselho de Educação de Educação Popular da América Latina e Caribe - CEAAL FINANCIAMENTO Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) Edital nº 09/2021 - Auxílio para Organização de Eventos (AOE)
6 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR COMISSÕES Comissão Organizadora Geral do Evento Cheron Zanini Moretti (Unisc) Everton Luiz Simon (Unisc) Sandra R. S. Richter (Unisc) Comissão Organizadora Estadual Cheron Zanini Moretti (Unisc) Thiago Ingrassia Pereira (UFFS) Ana Cristina da Silva Rodrigues (Unipampa) Daianny Madalena Costa (Unisinos) Graziela Rinaldi da Rosa (Furg) Joze Medianeira dos Santos de Andrade (UFSM) Comissão Organizadora Local Aline Mesquita Corrêa (Unisc) Camila Wolpato Loureiro (Unisinos) Cheron Zanini Moretti (Unisc) Cristina Luisa Bencke Vergutz (Efasc) Cristiane Corneli (Unisc) Everton Luiz Simon (Unisc) Hosana Hoelz Ploia (Unisc) Jonas Hendler da Paz (Unisc) Marcelly Machado Cruz (USP / Unisc) Mariele Fernandes Garcia (Unisc) Marlon Bianchini (Efasol) Morgana Pereira da Costa (Unisc) Roberto Kittel Pohlmann (Efasol) William Pollnow (Unisc) Bolsistas de Iniciação Científica Águeta Pozzebon (Pibic-CNPq) Bruna Caroline Borges (Probex) Bruno Gabe Moreira (Probex) Juliano Soares Ávila (Probic-Fapergs) Luiza Schroeder da Silva (Puic-Unisc)
7 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 Comissão Científica ad hoc Aline Accorsi (UFPel) Aline Cunha (UFRGS) Aline Mesquita Corrêa (Unisc) Ana Cristina da Silva Rodrigues (Unipampa/Bagé) Ana Felícia Guedes Trindade (Rede Café com Paulo Freire) Ana Lúcia Souza de Freitas (Unipampa/Jaguarão) Antônio Carlos Gomes (Efasc) Camila Wolpato Loureiro (Unisinos) Camilo Darsie de Souza (Unisc) Celso Igo Henz (UFSM) Cênio Back Weyh (URI) César Góes (Unisc) Cheron Zanini Moretti (Unisc) Cristina Luisa Bencke Vergutz (Efasc) Daianny Madalena Costa (Unisinos) Danilo Romeu Streck (UCS) Diego Orgel Dal Bosco (Unochapecó) Éder da Silva Silveira (Unisc) Edla Eggert (PUCRS) Elisete Enir Bernardi Garcia (UFRGS) Everton Luiz Simon (Unisc) Felipe Gustsack (Unisc) Fernanda dos Santos Paulo (AEPPA) Gomercindo Ghiggi (UFPel) Graziela Rinaldi da Rosa (Furg) Hedi Maria Luft (Unijuí) Isabela Camini (MST) Ivanio Dickmann (UCS) Ivo Dickmann (Unochapecó) Jaime José Zitkoski (UFRGS) Jerônimo Sartori (UFFS) Joanne Cristina Pedro (UCS) Jonas Hendler da Paz (Unisc) Joze Medianeira dos Santos de Andrade (UFSM) Jucenir Garcia da Rocha (Unisc) Liana Borges - Rede Café com Paulo Freire Lúcio Jorge Hammes (Unipampa) María Julieta Abba (Unisinos) Roberto Kittel Pohlmann (Efasol) Sandro de Castro Pitano (UCS) Telmo Adams (APPEAL Brasil) Terciane Ângela Luchese (UCS) Thiago Ingrassia Pereira (UFFS/Erechim) William Pollnow (Unisc)
8 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR SUMÁRIO 5 REALIZAÇÃO 5 APOIO 5 FINANCIAMENTO 6 COMISSÕES 25 PREFÁCIO Telmo Adams PARTE I - SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR 31 APRESENTAÇÃO: UM DESAFIO CHAMADO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE Cheron Zanini Moretti Everton Luiz Simon Roberto Pohlmann Hosana Hoelz Ploia Aline Mesquita Corrêa Cristina Luisa Bencke Vergutz Águeta Pozzebon Camila Wolpato Loureiro Luiza Schroeder da Silva Morgana Pereira da Costa Bruno Gabe Moreira Bruna Caroline Borges Jonas Hendler da Paz Marcelly Machado Cruz 39 CAPÍTULO 1. PAULO FREIRE E A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO COMPROMETIDA SOCIALMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DE INÉDITOS VIÁVEIS: UMA CARTA PEDAGÓGICA INSPIRADA EM ADRIANA PUIGGRÓS Hosana Hoelz Ploia Jonas Hendler da Paz Morgana Pereira da Costa 43 CAPÍTULO 2. SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR Elza Maria Fonseca Falkembach 51 CAPÍTULO 3. AS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS NO VALE DO RIO PARDO E PAULO FREIRE Cristina Luisa Bencke Vergutz Marlon Antônio Bianchini
9 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 64 CAPÍTULO 4. DO QUE FALAVAM AS CARTAS? DO QUE VALE LÊ-LAS AGORA? Carlos Rodrigues Brandão 69 CAPÍTULO 5. ANÚNCIOS E DENÚNCIAS NA EJA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL Fernanda dos Santos Paulo 79 CAPÍTULO 6. CULTURA DE RESISTÊNCIA: PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO NA (CIBER)CULTURA CONTEMPORÂNEA Sandro de Castro Pitano 89 CAPÍTULO 7. TRAJETÓRIAS, PERSPECTIVAS/ PROSPECTIVAS E ATUALIDADE DE PAULO FREIRE: O LUGAR DA UNIVERSIDADE Ana Cristina da Silva Rodrigues 95 CAPÍTULO 8. CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O XXIV FÓRUM: UMA CARTA PEDAGÓGICA Danilo Romeu Streck 99 CAPÍTULO 9. CAFÉS COM PAULO FREIRE: TRAJETÓRIAS, PERSPECTIVAS/PROSPECTIVAS E ATUALIDADE DE PAULO FREIRE Liana Borges PARTE II - ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE 109 APRESENTAÇÃO: PARTILHA DE SABERES, DIÁLOGOS E SISTEMATIZAÇÕES Cheron Zanini Moretti Everton Luiz Simon Morgana Pereira da Costa Jonas Hendler da Paz Marcelly Machado Cruz EIXO TEMÁTICO 1 PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR (EXPERIÊNCIAS, ESPAÇOS E SUJEITOS DIVERSOS) 112 EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO POPULAR Vanessa Pescador Fernanda dos Santos Paulo 116 CARTA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO POPULAR: UMA REFLEXÃO EM PROCESSO Agostinho da Silva Rosas
10 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR 120 CONSELHO POLÍTICO: EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO POPULAR Adriana Kátia Tozzo Almir Paulo dos Santos 124 O INÉDITO VIÁVEL FREIRIANO: UMA LEITURA DESDE A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E DA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA Ana Paula Grellert Léia Beatriz Sell Aline Accorssi 128 BREVE RECUPERAÇÃO HISTÓRICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES: O LUGAR DA EDUCAÇÃO POPULAR Fernanda dos Santos Paulo 132 O GRUPO DE PESQUISA EM HISTÓRIA EDUCAÇÃO E ARTES - GEPHEA COMO ESPAÇO FORMATIVO Gisele Moura Kowalski Ferreira Gracilene dos Santos Lisiane Costa Claro 136 PRÉ-UNIVERSITÁRIO PRÁXIS: COOPERAÇÃO, RESISTÊNCIA E EMANCIPAÇÃO Cristiane Garcez Noronha Duttel Celso Ilgo Henz EIXO TEMÁTICO 2 PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS 140 AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE E EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL Monalisa da Silva 144 O CURRÍCULO DA EJA NO PÓS-PANDEMIA: O COMPROMISSO DO EDUCADOR NA VISÃO DE FREIRE Iêda Gomes da Silva 148 MANÊNCIA DO ANALFABETISMO NO BRASIL E A URGÊNCIA DO TEMA Daniel da Silva Amorim Bruna Feiden EIXO TEMÁTICO 3 PAULO FREIRE: MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO 154 O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMO PALCO DA EDUCAÇÃO POPULAR Kauana Melo 157 OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE Aline Wasen Gauer Beloni Teresinha Martins Dal Mora Daniela De Rocco
11 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 161 TRABALHO, CONSCIENCIA E PRAXIS: A BUSCA PELA COMPREENSÃO DE TRES CATEGORIAS CENTRAIS Julia Rocha Clasen Giovana Pontes Farias Aline Accorssi 165 CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA UMA LEITURA CRÍTICA DA GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERAL Jaime José Zitkoski Sérgio Trombetta 170 EDUCAÇÃO, TRABALHO E FUTURO DA JUVENTUDE Gilberto Florença da Câmara Joseli Christine Mendonça Machado Quaresma Maria Elisabete Fernandes 173 REFLEXÕES FREIREANAS SOBRE O PLANO DE ESTUDOS NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DA/NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL Aline Mesquita Corrêa EIXO TEMÁTICO 4 PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO 178 EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A PEDAGOGIA POR ALTERNÂNCIA A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE PAULO FREIRE Thaíse Arnold Policarpo 180 PAULO FREIRE E A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO ENQUANTO PROJETO POLÍTICO SOCIAL EMANCIPADOR Aline Lucas de Souza Gomes 183 VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E RESSIGNIFICAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO RURAL E EDUCACIONAL: TECENDO PERCURSOS DE DIALOGICIDADE NESTE CAMPO Rute Elena Alves de Souza Jucenir Garcia da Rocha 187 ESTÁGIO DE VIVÊNCIAS NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VALE DO SOL: UMA ANÁLISE FREIREANA Bruna Caroline Borges Águeta Pozzebon Luiza Schoroeder da Silva 190 EDUCAÇÃO DO CAMPO E CURRÍCULO: UMA REFLEXÃO Ana Lucia Furtado Teixeira Marisa Watthier Menegoni Silvana Maria Gritti
12 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR EIXO TEMÁTICO 5 PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR 196 A PERGUNTA COMO PROCEDIMENTO PEDAGÓGICO EM UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA ÁREA DE LINGUAGENS COM O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFSUL, CÂMPUS VENÂNCIO AIRES Mariana Jantsch de Souza Janete Inês Muller Márcio Alessandro Nunes Rodrigues 200 FRAGMENTOS SOBRE UNIVERSIDADE NA OBRA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA: UM REENCONTRO COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE Danielli Taques Colman Daniele Rosa Ferreira 204 VIVÊNCIAS ÀS MARGENS DO RIO TOCANTINS: ANDARILHAGENS E APRENDIZAGENS DE DUAS ESTUDANTES-EXTENSIONISTAS NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO Ana Paula Pereira Novais de Moraes Marcela Espíndola Noleto Brito Roberta Avila Pereira EIXO TEMÁTICO 6 PAULO FREIRE: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 210 EM TEMPOS DE PANDEMIA A APROPRIAÇÃO DA CARTA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DE PESQUISA Sandra da Silva Martins Ana Cristina da Silva Rodrigues 215 EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA ZANDONÁ: EDUCAR É EXISTIR E RESISTIR! Bárbara Nicola Zandoná 220 AS SEMENTES E AS RELAÇÕES COM O MUNDO Angela Bárbara Rossetto Aline Gentelini Márcia Rossatto 223 AUTONOMIA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS A PARTIR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR Bianca Noronha 227 A ESCOLA DE ONTEM E HOJE: OS DESAFIOS DAS AULAS REMOTAS NOS ANOS INICIAIS Ana Maria Sampaio dos Santos 230 EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: PERSPECTIVA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA PARA UM CURRÍCULO INTERCULTURAL Danúbia Bianchi Menegat
13 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 233 PESQUISA ESPAÇO DE OUSADIA E DE CONSTITUIÇÃO DA/O PESQUISADORA/O Arlene Aparecida de Arruda 237 O SABER CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ESTRATÉGIA PARA MINIMIZAR CONFLITOS E PRIMAR PELO BEM COMUM Eduarda Souza Rochembach Marivete Alievi Vanessa Signori Zandoná 241 A ESCOLARIZAÇÃO COMO PROCESSO DE INDIVIDUALIZAÇÃO OU DE HUMANIZAÇÃO? Renata Cecilia Estormovski Juliana Venzon 245 POR ESPERANÇAR, POR ACREDITAR... ...É QUE HOJE ESTOU AQUI! Fabiana Machado 249 COMUNIDADE EDUCADORA Ilda Renata da Silva Agliardi Elisete Enir Bernardi Gracia 253 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E PEDAGOGIA FREIREANA: ALGUMAS CONTRADIÇÕES Jerônimo Sartori Sandra Simone Höpner Pierozan 257 CRIANÇAS: PEQUENAS SEMENTES Juliana Carobim Maiara Mozer Tatiane Farias Kunrath 259 A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS EMANCIPATÓRIOS Elvis Roberto Vieira Riboli Fernanda dos Santos Paulo 264 DESAFIOS PANDÊMICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: HÁ DIÁLOGO EM MEIO AO CAOS? Isadora Alves Roncarelli 267 (DES) CONSTRUINDO MINHA PRÁTICA EDUCATIVA A PARTIR DA PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO Ana Paula Cavalcanti 271 JOGO DE XADREZ E AS CLASSES SOCIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Francieli Ribeiro Paula Alexandra Schenkel Rebonatto Roseclei Neuhaus 274 REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA: UMA OPORTUNIDADE NO PÓS-PANDEMIA Monique Neckel Bueno
14 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR EIXO TEMÁTICO 7 PAULO FREIRE: CRIANÇAS E INFÂNCIAS 278 AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E LORIS MALAGUZZI Marina Bosa Gadini Patrícia Signor 281 INFÂNCIAS EM COMUNIDADE Anna Theotônia Simão Claudia Tona 285 AS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS COM ESPAÇOS E PROJETOS PEDAGÓGICOS Alice Maria Franchini Tainá Deffaci Corassa 289 CHÃOS QUE SE CONECTAM: MEMÓRIAS, INFÂNCIAS, PAULO FREIRE E OS GRUPO DE ESTUDOS Victória Jantsch Kroth 293 CARTA PEDAGÓGICA AOS COLEGAS DOCENTES: CONTRA O ISOLAMENTO, EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA EDUCAÇÃO CRÍTICA E DA INFÂNCIA Jonas Hendler da Paz 297 POR UMA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: DIALOGANDO COM FREIRE SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE Joze Medianeira dos Santos de Andrade 302 O QUINTAL DE PAULO FREIRE MENINO ENCONTRA O QUINTAL DA MENINA NATHERCINHA E A MENINA QUE HABITA EM MIM PELAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA Marilene Pereira de Oliveira 306 O CHÃO E O CÉU: ‘PALAVRAS MUNDO’ EM FREIRE E AS ARQUEOLOGIAS DOS QUINTAIS DAS INFÂNCIAS Mogar Damasceno Miranda 309 RELICÁRIO DE INFÂNCIAS: PAULO FREIRE, AS CRIANÇAS E O CHÃO DO MUNDO Ana Felícia Guedes Trindade 313 MINI-HISTÓRIA DE ESPANTO: POSSO FAZER DO MEU JEITO? Liése Gomes Serpa 315 CARTA PEDAGÓGICA À ROSINHA Flávio Boleiz 319 PAULO FREIRE E A INTERROGAÇÃO EDUCACIONAL PELO TEMPO DAS INFÂNCIAS Carina Ferreira dos Santos Sandra Regina Simonis Richter 323 FREIRE MENINO E NATUREZA, JOICE MENINA E NATUREZA, AS CRIANÇAS E NATUREZA: AS INFÂNCIAS E O MUNDO NATURAL Joice Carvalho Coutinho
15 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 327 AS BANDEIRINHAS COMO RELICÁRIO DE INFÂNCIAS PARA DAR UM VIVA AO FREIRE MENINO CENTENÁRIO Mirele Pinheiro de Mello EIXO TEMÁTICO 8 PAULO FREIRE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) 332 APRENDER COM A FÊNIX: REFLEXÕES SOBRE O PRINCÍPIO-ESPERANÇA NA EDUCAÇÃO Romário Silva Jorge Sônia Maria Alves de Oliveira Reis 336 UM CONVITE AO DIÁLOGO PEDAGÓGICO Angelina Gottardi 340 CARTA PEDAGÓGICA AOS ACADÊMICOS DO 1º SEMESTRE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: A LEITURA E A ESCRITA NA PECC I Márcia Adriana Rosmann Clarinês Hames 344 CONTRIBUTOS DE FREIRE NA GESTÃO EDUCACIONAL Daianny Madalena da Costa Tatiane Ayala Waldow 348 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA FALA PARA AS CRIANÇAS Franciane Nunes Lima Bento Selau 352 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA COMBATER A VIOLÊNCIA E PROMOVER A CULTURA DE PAZ Daniel Mendonça de Souza Franciane Nunes Lima Lúcio Jorge Hammes 355 A IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA: DIÁRIOS DE FORMAÇÃO NA ESCOLA ZANDONÁ Bárbara Nicola Zandoná Eliane Salete Gerevini Boni Henrique Dreyer 360 PAULO FREIRE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIVERSIDADE Monalisa da Silva 364 EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E NARRADAS POR ESTAGIÁRIOS EM CARTAS PEDAGÓGICAS William T. Alves 367 CARTA PEDAGÓGICA COMO FIO CONDUTOR PARA EMANCIPAÇÃO NA ESCRITA UNIVERSITÁRIA Elisama de Jesus Gonzaga Santos
16 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR 371 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NA PERSPECTIVA FREIRIANA SOBRE A SEXUALIDADE E A MENSTRUAÇÃO André Henrique Schneeberger Adriano França Ivo Dickmann 375 PEDAGOGIA E MÚSICA: DIALOGAR, APRENDER E ENSINAR Estela Kohlrausch Morghana I. G. Vasconcelos 379 FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA IDENTIDADE SEXUAL E DE GÊNERO Shirlei Alexandra Fetter Raquel Karpinski 382 A AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E ASSUNÇÃO ACADÊMICA E DOCENTE Juliane Salvador 386 PAULO FREIRE COMO REFERÊNCIA METODOLÓGICA EM TRABALHOS ACADÊMICOS Diandra dos Santos de Andrade Thainá Cristina Guedes 390 CARTA PEDAGÓGICA: INQUIETUDES DE PEDAGOGAS EM FORMAÇÃO Maria Eduarda de Albuquerque Simões Isabella Renner dos Santos Rosane Oliveira Duarte Zimmer 393 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES (TRANS)FORMATIVAS Allana Carla Cavanhi Carine Marcon Rachel Karpinski EIXO TEMÁTICO 9 PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL 398 PROCESSOS EDUCATIVOS GESTADOS EM REDE: COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS Tatiana M. S. Parenti Filha Bianca de Oliveira Cardoso 402 PROFESSORES(AS), A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (N)OS(AS) CONVOCA Caroline Caldas Lemons 406 DEMOCRACIA, DIÁLOGO E EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DE DEWEY E PAULO FREIRE Juliane Bonez 411 MEDIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO UMA FERRAMENTA TRANSFORMADORA DOS ATORES ESCOLARES E PROMOTORA DA CULTURA DE PAZ NA COMUNIDADE Celiena Santos Mânica
17 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 414 CONVERSANDO SOBRE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Carina Pasini Col Vera Márcia Marques Santos EIXO TEMÁTICO 10 PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 420 EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E DIREITO A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO FREIREANA Vanessa Aguiar Figueiredo 424 EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA (RE)PENSAR O DESENVOLVIMENTO Daniel Rubens Cenci Lizandra Andrade Nascimento Sandra Vidal Nogueira 428 DIÁLOGOS ENTRE O PENSAMENTO FREIREANO E EDUCADORES/AS AMBIENTAIS CRÍTICOS Morgana Pereira da Costa William Pollnow Cheron Zanini Moretti 432 A MÍSTICA COMO ELEMENTO DE REFLEXÃO A SERVIÇO DA HUMANIZAÇÃO NA ESCOLA ZANDONÁ Karine Piaia Mônica Nicola Tonini Zaila Salete Zandoná Blau 436 CÍRCULO DE CULTURA: DIÁLOGO E AÇÃO FEMININA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA Lisiana Lawson Terra da Silva André Luis Castro de Freitas EIXO TEMÁTICO 11 PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E DIREITOS HUMANOS 442 O BEM-ESTAR DOCENTE: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA QUALIFICAR A PROFISSÃO DOCENTE Emerson Silveira Teixeira Lúcio Jorge Hammes
18 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR EIXO TEMÁTICO 12 PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR 448 CARTA ÀS/AOS ORGANIZADORAS/RES DOS MOMENTOS ARTÍSTICOS DO XXIV FÓRUM PAULO FREIRE Roberto Kittel Pohlmann Ricardo Kittel Pohlmann Bruno Gabe Moreira 452 FEITURA DE POEMAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VALE DO SOL PARA O XXVII FÓRUM PAULO: O PROCESSO Maria Luiza Tomaz Marlon Bianchini Roberto Kittel Pohlmann 455 MARX e FREIRE em dialogicidade Julio Cesar Pires Pereira Dilmar Xavier da Paixão 464 PALHAÇARIA: A DISPOSIÇÃO PARA PARTILHAR SABERES Dilmar Xavier da Paixão Gabriele Domeneghini Mercali Amanda Samhoul Borba 468 A ESTÉTICA DO SER INCOMPLETO: O LÚDICO E O CORPO INACABADO Alex dos Santos Lindaura Simone Andrade dos Santos EIXO TEMÁTICO 13 PAULO FREIRE: MEMÓRIA, REGISTRO, PATRIMÔNIO E ACERVOS 474 MEMÓRIA EM PAULO FREIRE: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO, TRABALHO E ALIMENTAÇÃO Hosana Hoelz Ploia Everton Luiz Simon Alini Luza Morais 478 CARTAS PEDAGÓGICAS: A BONITEZA DA REINVENÇÃO QUE SE EXPANDE NAS ANDARILHAGENS VIRTUAIS Ana Lúcia Souza de Freitas EIXO TEMÁTICO 14 PAULO FREIRE: DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS) E CORRENTES FILOSÓFICAS 484 O PENSAMENTO NA PERCEPÇÃO DE FREIRE E ARENDT: Pensar e Conhecer o Mundo Lizandra Andrade Nascimento Gomercindo Ghigggi
19 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 488 MUNDO, DIÁLOGO E EDUCAÇÃO: PAULO FREIRE E A FENOMENOLOGIA Stéla Piccin Sandra Regina Simonis Richter 492 INTERLOCUÇÕES ENTRE O PENSAMENTO DE AILTON KRENAK, PAULO FREIRE E VITOR PARO Adriana Colling Márcia Adriana Rosmann 496 CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A ESTRUTURAÇÃO EPISTÊMICA DO CONCEITO DE DECOLONIALIDADE Eduardo Silva Russell 500 PAULO FREIRE E AS PEDAGOGIAS DE(S)COLONIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ENTREVISTAS Camila Wolpato Loureiro 504 TERREIRIZAR A EDUCAÇÃO POPULAR: POR UMA PEDAGOGIA FREIREANA, DECOLONIAL, PLURIEPISTÊMICA E DAS ENCRUZILHADAS Guilherme José Schons 507 PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL E A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Luis Fernando Lacerda Lence Magda Patrícia Pereira Leal 511 CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO: DIÁLOGOS ENTRE PAULO FREIRE E THEODOR ADORNO Júlia Carolina Vizzotto De Conto Adriana Salete Loss EIXO TEMÁTICO 15 PAULO FREIRE: DIÁLOGOS INTERNACIONAIS 516 COLETIVO LEITORAS DE PAULO FREIRE NA FRANÇA: AS BONITEZAS DAS ANDARILHAGENS E OS DESAFIOS DA REINVENÇÃO Claudia Becerra Baudry Luciene Rodrigues Silva Ana Cristina da Silva Rodrigues Cleiva Aguiar de Lima Fabiana Sodré Luciana Rodrigues Gransotto Maria Luísa Souto Maior Mariângela Silveira Bairros Raquel Ferreira Rangel Gomes Solange Messias Cidreira Ana Lúcia Souza de Freitas
20 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR EIXO TEMÁTICO 16 PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO POPULAR, EPISTEMOLOGIA E FEMINISMO(S) 520 MULHERES FONTES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DA/NA AMÉRICA LATINA Graziela Rinaldi da Rosa 524 FREIRE E A SUPERAÇÃO DO DISCURSO SEXISTA: UM DIÁLOGO COM BELL HOOKS Slaine Senra Ana Paula Cavalcanti EIXO TEMÁTICO 17 SISTEMA PAULO FREIRE DE EDUCAÇÃO 530 PAULO FREIRE E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIO DO PARADIGMA INTERSUBJETIVO Clenio Vianei Mazzonetto Jaime José Zitkoski 534 O INACABAMENTO COMO PREMISSA BASILAR PARA A FORMAÇÃO PERMANENTE André Luís Castro de Freitas EIXO TEMÁTICO 18 PAULO FREIRE: OUTROS DIÁLOGOS POSSÍVEIS 538 CARTA UM CONVITE AO DIÁLOGO E A CONSTRUÇÃO COLETIVA Vanessa Alves Franco Silva 541 TRANSFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OBRA PEDAGOGIA DA ESPERANÇA: UM REENCONTRO COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE Daniele Rosa Ferreira Danielli Taques Colman 545 ORIENTADOR E ORIENTANDA: REFLEXÕES SOBRE A OBRA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA EM CARTAS PEDAGÓGICAS Thais Nogueira dos Santos 549 CARTA AOS JOVENS ATLETAS Guilherme Gritti Pauli Jaqueline Moll 553 CARTA AOS ALUNOS DA TURMA DE GESTÃO ESCOLAR NO QUE DEVERIA SER O SEMESTRE 1/2020. Mariângela Silveira Bairros 557 CARTAS PEDAGÓGICAS: COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA DA ESCRITA DE DUAS PROFESSORAS BRASILEIRAS EM PARIS Luciene Rodrigues Silva Fabiana Sodré
21 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 559 COVID-19: RETALHOS DA VIDA INVISIBILIZADA PELA DESIGUALDADE SOCIAL Edivânia Rodrigues da Silva Silvana Ribeiro 562 IDEIAS FREIREANAS E IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE INGLÊS NO INÍCIO DA PANDEMIA Luana Dornelles Moreira 567 PERCURSOS DO FUTURO EDUCADOR NA COMPOSIÇÃO DO SEU MODO DE SER DOCENTE William Pollnow Delci Cleonice Bender Elisete Regina Groff 571 NARRATIVAS EM CARTAS PEDAGÓGICAS E O PENSAMENTO FREIREANO: DIÁLOGO ENTRE O COORDENADOR DE ESTÁGIOS E UM ESTAGIÁRIO Igor de Carvalho Vecchi William T. Alves 576 APROXIMAÇÕES TEÓRICAS ENTRE PAULO FREIRE E A JUVENTUDE NACIONALISTA AFRICANA DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESA Priscila Henriques Lima 580 CARTA À VOVÓ NORMA! Carolina Gritti Pauli 583 AÇÃO CULTURAL: CONVERSAS FREIRIANAS E ESCUTA SENSÍVEL NA ESCOLA ESPECIALIZADA Millene Barros Guimarães de Sousa 586 PASSEIO POÉTICO NOS LUGARES PARISIENSES DE LUTA E RESISTÊNCIA Solange Messias Cidreira Claudia Becerra Baudry Luciana Rodrigues Gransotto 589 A PRÁXIS E O LOGOS DAS CARTAS PEDAGÓGICAS Ivo Dickmann Ivanio Dickmann 594 CARTA PEDAGÓGICA: BREVES MEMÓRIAS DO XXII FÓRUM Cleiva Aguiar de Lima Maria Elisabete Machado Paulo Alberto Duarte Junior 598 “LUGAR” DOS ESTUDOS GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM “TERRITÓRIO” CURRICULAR Marcelo Santos Jardim Silva Romário Silva Jorge 602 PROVOCAÇÕES ESPERANÇOSAS PARA TEMPOS DIFÍCEIS Idernilton Magalhães Uelques Batista Santana 606 MEU CAMINHO ATÉ PAULO FREIRE Ana Paula Bopp de Mello
22 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR 610 UM ALGUÉM: ESPALHANDO BONITEZAS Ivani Soares 612 UMA CARTA À AMOROSIDADE PARA RESISTIR COM ESPERANÇA Rafael Ostrzyzeck dos Santos 615 AMOROSIDADE E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ Uelques Batista Santana Idernilton Magalhães 619 CARTA SOBRE UMA CARTA PEDAGÓGICA Daniele Duarte da Cunha 622 O QUE AS CARTAS PEDAGÓGICAS FIZERAM CONOSCO? Ana Cristina da Silva Rodrigues Celso Augusto Nunes da Conceição 624 CARTAS PEDAGÓGICAS COMO OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO NO MEIO ACADÊMICO Cristiane Corneli Eduarda Thaís dos Santos 628 A PEDAGOGIA DO RITMO DA VIDA Andreia Teixeira Inocente 631 EXERCENDO A CIDADANIA: UM PEDIDO PARA VIVER A INFÂNCIA Emanuele Gentilini Paola Potrich Paula Alexandra S. Rebonatto 635 REFLEXÕES DE FREIRE E IVANI FAZENDA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE: UMA POSSÍVEL INTERAÇÃO Ana Paula Santellano de Oliveira 638 AUTÊNTICO/A-INAUTÊNTICO/A EM “EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE” Marcelly Machado Cruz Cheron Zanini Moretti Camila Wolpato Loureiro 642 PALAVRAS QUE REVERBERAM: AS MARCAS DEIXADAS POR MEUS PROFESSORES EM MINHA TRAJETÓRIA Manuela Feltes Pereira 645 TRAVESSIAS: A CHEGADA NA PÓS-GRADUAÇÃO COM A EDUCAÇÃO POPULAR NO TOCANTINS Mateus Filho Vieira do Nascimento Lisiane Costa Claro Roberta Avila Pereira 649 UM OLHAR A PARTIR DA PEDAGOGIA FREIREANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS Franciele Cremer
23 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 PARTE III - MEMÓRIAS E REGISTROS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE 654 APRESENTAÇÃO: REGISTROS E MEMÓRIAS DO XXIII FÓRUM PAULO FREIRE Cheron Zanini Moretti Bruno Gabe Moreira 656 CAPÍTULO 1. ANDARILHAGENS COM OS PRÉ-FÓRUNS DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE: VAMOS PRODUZIR MEMÓRIAS? Ana Lúcia Souza de Freitas 663 CAPÍTULO 2. AD-MIRAR PARA REVOLUCIONAR: PROCESSOS CRIATIVOS DE ARTES PARA O XXIII FÓRUM PAULO FREIRE Eduarda Thaís dos Santos Bruno Gabe Moreira 668 CAPÍTULO 3. A CONSTRUÇÃO DOS MATERIAIS ARTÍSTICOS PRODUZIDOS PARA O XXIII FÓRUM PAULO FREIRE Roberto Pohlmann 670 CAPÍTULO 4. CANÇÃO DE UM SONHADOR: O PROCESSO DE FEITURA DA CANÇÃO TEMA DO XXIII FÓRUM PAULO FREIRE Roberto Pohlmann 672 CAPÍTULO 5. PAULO FREIRE FOI SEMENTE, NOVOS FREIRES NASCERÃO Bruna Eichler Richter 674 CAPÍTULO 6. VERBETES FREIREANOS E POESIAS CAMPONESAS 684 CAPÍTULO 7. REGISTROS DO XXIII FÓRUM PAULO FREIRE 728 POSFÁCIO Daianny Madalena Costa
25 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 PREFÁCIO Telmo Adams Honrado e agradecido por ter sido convidado para escrever este prefácio, neste tempo celebrativo do centenário de Paulo Freire, alegro-me com vocês educadoras e educadores que creem e praticam uma educação libertadora! Quero começar dizendo-lhes que esse livro marca a história brasileira, do Rio Grande do Sul e de Santa Cruz do Sul que neste ano de 2022 acolheu, organizou e coordenou a realização do XXIII Fórum de Estudos: Leituras Paulo Freire. Aqui vocês encontram parte do resultado, representativo do que foi a riqueza pedagógica, ética, estética, cultural e política deste Fórum. Em um tempo sombrio marcado pela direita defensora da injustiça e da morte no poder em nosso país, a realização do Fórum assumiu um caráter profético, esperançador! Uma milícia mal-intencionada quis impor uma marcha ré na história. Mas a história não é linear. É contraditoriamente imprevisível. A história não está determinada apesar da tendência de ela ser resultante de uma disputa desigual entre poucos poderosos e a maioria oprimida. Será necessário que o povo massificado não permaneça na ignorância. Precisa acumular consciência, forças e organização para disputar um caminho de humanização, de solidariedade, de direitos e igualdade de condições no acesso aos bens naturais e aos socialmente produzidos. Mas como dizia o nosso querido bispo, hoje Emérito da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Sinésio Bohn: “Nosso Deus não entregou o senhorio do mundo aos poderosos. Ele continua sendo o Senhor da história e por isso o mal não poderá vencer o bem!” E eu continuaria: a opressão, da minoria sobre a maioria, não poderá vencer. Esse é um fundamento da esperança, a partir da qual, mesmo que por caminhos longos, reafirmamos o engajamento na construção de sociedades mais justas e solidárias. Apesar dos retrocessos, nossa Utopia jamais morrerá! Sabem por que, quanto mais atacam Freire, mais ele renasce em todos os cantos deste país, América Latina e em âmbito mundial? A celebração do centenário de Paulo Freire mostrou o grau de sua presença nos meios educativos que se inspiram e o re-criam em suas práticas individuais e coletivas. Porém, as práticas pedagógicas, as leituras de seus livros, os eventos e pesquisas relacionadas ao seu legado multiplicaram-se como nunca teria ocorrido na história, se não fossem as agressões levianas e sem fundamento da elite dominante. Mais uma prova de que a História não está determinada. “Significa re-conhecer que a História é tempo de possibilidade e não de determinismo, que o futuro é problemático e não inexorável. [...] A História como tempo de possibilidade pressupõe a capacidade do ser humano de observar, de conhecer, de comparar, de avaliar, de decidir, de romper, de ser responsável. De ser ético, assim como de transgredir a própria ética. Não é possível educar para a democracia, para a liberdade, para a responsabilidade ética na perspectiva de uma concepção determinista da História.” (Paulo Freire, Pedagogia da Indignação, 2000, p. 51; 58).
26 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR Olhando para a beleza deste livro, me encanto com tanta ternura e compromisso ético e político com a Vida. Vejo nele o resultado do processo de um ano de preparação incluindo sua realização, onde se rememorou a itinerância do Fórum em nosso Estado gaúcho, desde 1999 quando a primeira edição foi realizada na Unisinos, em São Leopoldo. Mas o mais precioso, sem dúvida, foi o que ele suscitou relacionado ao foco temático: Sistema Paulo Freire, da educação básica à educação superior. Entre as atividades podemos destacar as re-leituras da obra de Freire, os compartilhamentos de práticas pedagógicas/educativas nela inspiradas, as iniciativas educativas de ação-reflexão-ação... desenvolvidas em comunidades, movimentos, escolas e universidades. Quando ouvia as reflexões das mesas temáticas, bem como as experiências, pesquisas ou cartas pedagógicas compartilhadas nas sessões de Partilha de saberes, diálogos e sistematizações, nos variados enfoques dos dezoito eixos trabalhados, um pensamento insistente me vinha: “Se todas as educadoras e educadores de nossas redes de educação pudessem estar participando destes espaços, estariam vivenciando uma oportunidade de formação extraordinária e do mais elevado nível!” O que eu desejava ardentemente, agora será possível, de alguma forma, por meio do acesso a este e-book. Mas esta obra não seria completa se não trouxesse também referentes da parte cultural da música, da arte como a pintura em aquarela e outras, poesias, entre outras expressões. Quando vi a apresentação do mural do Paulo Freire Tibano, fiquei sem palavras! Perguntei-me, por que este artista local, Digo Almeida, está ainda recluso em sua cidade? Para mim ele deveria estar com uma projeção mundial, pois a qualidade do trabalho poderia ser equiparada a dos muralistas de outras partes do mundo, como os do México, por exemplo. Que este mural pintado em frente à biblioteca universitária da Unisc, além de uma marca do XXIII Fórum, seja uma porta de conexão mediadora para o cultivo da pedagogia freireana em todos os espaços desta e de todas as nossas universidades e escolas. Essa potência artística não pode permanecer reclusa, limitada a uma parede! Estou convencido de que a realização do Fórum de Estudos: Leituras Paulo Freire, na sua continuidade, tal como este realizado em Santa Cruz do Sul, pode consolidar-se cada vez mais como um grande mutirão educativo. Isso fica perceptível nos registros constantes neste livro. O Fórum não foi um evento, mas um diversificado, criativo e dinâmico processo de formação que articula atividades presenciais diversas, atividades remotas, bem como momentos mesclados. Vimos assim um trabalho coletivo de emancipação digital afinados com os princípios da educação popular cujas práticas bebem na fonte da educação libertadora de Paulo Freire. Apesar dos limites inerentes às condições da não presença física, a equipe organizadora soube garantir a máxima valorização das tecnologias que foram direcionadas para a criação, o envolvimento e a participação dialógica. Neste aspecto da valorização das tecnologias, não posso deixar de trazer a orientação crítica de Freire. Para ele, as tecnologias não deveriam ser um fim em si mesmas. Defendia sua utilização sem destituí-la da dimensão crítica e política.
27 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 Afirma, recorrentemente, que é necessário articular a introdução de tecnologias nas práticas educativas com a reflexão sobre o tipo de sociedade que queremos; isso para não ingressar em um caminho de mitificação ou reificação da tecnologia. Em sua teoria e prática pedagógicas libertadoras, sempre defendeu a importância da técnica, desde que esta contemple a educação conscientizadora que inclui o compromisso com a dimensão ético-política e do bem comum. Para ele, técnica ou tecnologia carregam intrinsecamente a dimensão política, cultural e educativa. Por isso, denuncia o “irracionalismo mitificante” que desvirtua o sentido da tecnologia que “deixa de ser percebida como uma das grandes expressões da criatividade humana e passa a ser tomada como uma espécie de nova divindade a que se cultua.” (Paulo Freire, Educação Cultural para a Liberdade, 2007, p. 98). Nós educadoras e educadores temos no XXIII Fórum de Leituras Paulo Freire um exemplo de valorização das tecnologias voltadas para uma pedagogia libertadora. Em Pedagogia da Indignação (2000), Freire lembra-nos que, não basta a boa vontade, se nos equivocamos e esvaziamos a educação dos sonhos. Afirma, com veemência, que não podemos permitir que o lugar dos sonhos seja preenchido pelas técnicas até o ponto de a educação a elas se reduzir. “Aí, então, a educação é puro treino, é pura transferência de conteúdo, é quase adestramento, é puro exercício de adaptação ao mundo.” (p. 101). Assim sendo, continuemos alimentando os sonhos de um outro mundo, também pela divulgação deste e-book. Por fim, vale considerar que a participação à distância não permitiu a relação do abraço com calor humano, do face a face, do cheiro, do compartilhamento do chimarrão e da comida, ingredientes essenciais na educação popular. Apesar disso, as expressões de afeto estiveram muito presentes assim como se expressam agora neste livro. Talvez o que garantiu essa afetuosidade eticamente posicionada a favor da Vida foi o conhecimento e relações presenciais anteriores. Com o arrefecimento da pandemia, acreditamos que o modo presencial físico possa ser novamente priorizado, com abertura concomitante para a possibilidade de participação à distância. Ao ler o livro, vocês que participaram, vão reviver a experiência de partes centrais desse belo Fórum. E às leitoras e leitores que ainda não tiveram a oportunidade de participar, temos certeza de que vão se motivar para estarem conosco nas próximas edições. Viva Paulo Freire! Telmo Adams, educador apaixonado! Morro Reuter, junho de 2022.
PARTE I - SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR
31 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 APRESENTAÇÃO: UM DESAFIO CHAMADO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE Cheron Zanini Moretti Everton Luiz Simon Roberto Pohlmann Hosana Hoelz Ploia Aline Mesquita Corrêa Cristina Luisa Bencke Vergutz Águeta Pozzebon Camila Wolpato Loureiro Luiza Schroeder da Silva Morgana Pereira da Costa Bruno Gabe Moreira Bruna Caroline Borges Jonas Hendler da Paz Marcelly Machado Cruz Aos/Às que lutam, resistem e amam a humanidade. Para Euclides Redin, Thiago de Mello e Paulo Freire. Aos/Às imprescindíveis. Escrever uma apresentação coletiva é mais um dos desafios que recebemos do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Não poderia ser diferente, pois foi coletivamente que construímos a sua parada temporária aqui na Universidade de Santa Cruz do Sul e, foi dessa mesma maneira, que assumimos o compromisso com a sua itinerância. Para além de estar em nossa Carta Compromisso, nos seus 23 anos de história e paragem em 17 universidades e 15 municípios, a itinerância se dá também nas ideias, nas nossas memórias e experiências dos pré-fóruns, no fórum e, agora, no pós-fórum. [A Coordenação Estadual está animada para o que poderá se realizar no entre-fóruns]. Outros compromissos foram assumidos por nós, pesquisadores/as, professores/as, educadores/as do campo, estudantes de graduação, mestrado e doutorado, estudantes de ensino médio, Universidade de Santa Cruz do Sul, Escola Família Agrícola de Vale do Sol e Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: com a alegria do (re)encontro e com o diálogo. Buscamos ser justos/as com a memória e o legado de
32 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR Paulo Freire. Esperamos que tenha sido alcançada pelo nosso grupo e que cada “ouvinte-dialogante”, que cada “apresentador/a de trabalho”, ou seja, cada participante e construtor/a do Fórum Paulo Freire tenha se reconhecido nessa busca em cada dia compartilhado: on-line, nas redes sociais e nos encontros presenciais. Tivemos um momento de impasse, uma situação-limite, que nos exigiu decisão. Em dezembro de 2021, uma nova onda de contágios pela Covid-19 estava se iniciando e, na incerteza das garantias de segurança sanitária, a realização virtual do XXIII Fórum Paulo Freire foi a alternativa para que pudéssemos nos encontrar. E, a partir disso, assumimos outros desafios: promover o diálogo e preservar a nossa alegria como ato-limite. A tarefa de realizar um Fórum nessa modalidade foi radicalizada no rigor metódico e na amorosidade que teceram a feitura de um espaço-tempo em que todos e todas pudessem dizer a sua palavra e construir conhecimento com o/a outro/a. Se o calor da presencialidade permaneceu em suspenso por mais um ano, nós também nos engajamos em superar a animosidade ao contato físico “ao trazê-lo” para nossas partilhas virtuais. Para nós, a quem o presencial é tão caro na construção coletiva do conhecimento, este foi um grande desafio ante a situação-limite que se colocava em nosso caminho e que nos convidava a pensar crítica e criativamente uma forma andar vislumbrando o inédito-viável. Como dialogar remotamente? Como evocar, provocar e convocar os/as participantes? Como afetar homens e mulheres que se encontravam sentados/as em frente a uma tela, em suas respectivas casas e espraiados/as pelos recantos rio-grandenses (e por alguns rincões brasileiros? Ou até onde as conexões nos reunisse). Essas perguntas despertaram nossa curiosidade epistemológica e nos colocaram em movimento para construir um Fórum que preservasse suas características suleadoras como a rigorosidade, a dialogicidade e a amorosidade. O Grupo de Pesquisa-CNPq: “Educação Popular, metodologias participativas e estudos decoloniais” da Unisc ao lado das Escolas Famílias Agrícolas do Vale do Rio Pardo e da Comissão Estadual do Fórum trabalhou em co-labor para concretizar o XXIII Fórum, perseguindo uma coerência política, ética e estética desde as comunicações e identidade visual do evento até a programação e metodologia. Assim, juntos/as, pensamos sobre quais companheiros/as freireanos/as que nos provocariam e convocariam com seus argumentos e problematizações. Pusemo-nos a refletir quais temas seriam apreciados e, com esse movimento, desvelamos possibilidades outras de reinventar o legado de Paulo Freire. Assim, buscamos construir uma programação em que o tema-gerador “Sistema Paulo Freire de Educação” pudesse expressar-se como igualdade ontológica-histórica e comunicabilidade ilimitada do conhecimento e da cultura. Pensamos que, desde o princípio, apesar das possíveis polêmicas ao redor do sentido e do significado de “sistema”, não deveríamos secundarizar as contribuições das experiências do Movimento de Cultura Popular e do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife. Por isso, problematizamos: a ideia de “sistema” apresenta certa originalidade, ainda, no tempo presente? Poderia contribuir para pensarmos-atuarmos na Educação da segunda década do século XXI? Mas, isso, cada leitor/a poderá concluir ao ler esse belíssimo livro digital.
33 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 Antes disso, gostaríamos de compartilhar algumas “escrevivências”, como nos ensina a escritora mineira Conceição Evaristo, ou seja, o mundo que enfrentamos e construímos no processo de vivência do XXIII Fórum Paulo Freire: [Cheron Zanini Moretti] Posso dizer que essa edição foi especial por muitas razões: o retorno para a Unisc, depois de tantos anos, a responsabilidade pela itinerância do Fórum e com o legado de Paulo Freire. Mas, a possibilidade de “co-criar’’ com o Grupo de Pesquisa, com a Escola Família Agrícola de Vale do Sol e com a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul foi combustível, aconchego e alegria. Realizamos aquilo tudo que gostaríamos de ter concretizado. Tudo isso foi possível porque somos muitos/as e nos queremos muito bem. Um dos legados do Fórum para nós, seguramente, é o sentimento de pertencimento que construímos ao caminharmos juntos/as. [Everton Luiz Simon] O reencontro do Fórum com a Universidade de Santa Cruz do Sul foi de muitos aprendizados, diálogos e co-participAção. Ao longo dos dias 19, 20 e 21, estivemos distantes fisicamente, mas conectados uns/umas aos/as outros/ as, foi a partir dessa conexão de cada um/uma com suas experiências e saberes que contribuiu no desenhar e co-criar o Fórum. Nosso pensamento sempre foi em fazer um evento de qualidade e que respondesse à qualidade dos eventos anteriores, que fosse seguro para todos/as participantes ante ao momento que vivenciamos. Tem sido um período complexo e desafiador, neste mundo em plena pandemia de Covid-19. A conexão, seja palavra e/ou produto da tecnologia que sempre nos acompanhou, é reflexo da dedicação de cada um/cada uma que andarilhou conosco nesses meses de organização. E foi incrível. Que conexão! Esse trabalho co-labor-ativo resultou nesse lindo evento que tivemos aqui na Unisc. Viver o XXIII Fórum de Estudo: Leituras Paulo Freire foi simplesmente uma das melhores experiências que tive. [Roberto Pohlmann] Pela arte, principalmente, percebi que o Fórum deixará marcas profundas, na forma literal, inclusive. Recordo e evoco a feitura do grafite feito por Digo Almeida, em frente a Biblioteca Central da Unisc, cujo processo pode ser apreciado no Canal do Youtube do Fórum.1 Em determinado momento, durante a pintura, um menino, estudante, negro, interrompeu seu caminhar e vislumbrou personagens também negros na parede, não tidubiou e disse: “- Enfim uma representatividade negra no campus”. A frase atingiu a todos/as que ali estavam em cheio, reverberou, nos encheu de esperança, nos deu a certeza de que: “se nada ficar destas páginas, algo permanecerá: a confiança no povo” (FREIRE, Pedagogia do oprimido, 1968). [Hosana Hoelz Ploia] Que alegria estar junto nesse trabalho a muitas mãos, como diz a profa. Cheron, da realização do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Essa co-labor-ação que ensina, transforma e ressignifica com Freire, presente. 1 O Canal do Fórum Paulo Freire pode ser acessado pelo seguinte link: https://www.youtube. com/channel/UC7scJsJEedxhF4N3yDclSAw. E, através dele, você tem acesso às peças culturais exibidas durante todo o XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.
34 ANAIS DO XXIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE SISTEMA PAULO FREIRE: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À EDUCAÇÃO SUPERIOR Pensando no Fórum e nesta sua edição, destaco trechos do poema escrito, vocalizado e partilhado pela Bruna Ave Cantadeira com a gente: “seus livros são vertentes; seus leitores afluentes, Paulo Freire foi semente”. O mural em grafite feito pelo Digo Almeida, os poemas das/os educandas/os das Escolas Famílias Agrícolas de Santa Cruz do Sul e de Vale do Sol, a Canção de um Sonhador do Ramal 314 e da Bruna Ave Cantadeira e o próprio Fórum, que caminha, em sua itinerância: são, também, sementes. [Aline Mesquita Corrêa] Participar do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, neste ano de 2022, foi uma experiência incrível, repleta de amorosidade, engajamento e reinvenção. Cada uma das atividades das quais participei pude identificar experiências, vivências, diálogos e partilhas encharcadas de um compromisso ético- -político com o pensamento de Paulo Freire. Ele estava sendo encarnado e reinventado por meio da arte, da cultura, da educação e do trabalho. A participação da Escolas Famílias Agrícolas de Santa Cruz do Sul e de Vale do Sol, assim como do artista Digo, com seu grafismo “Somos Todos Tibanos: Paulo Freire”, tornaram presentes experiências de luta, de reflexão e de ser mais em nosso Vale do Rio Pardo. Ainda no que se refere à importância de um Fórum Paulo Freire molhado de gentes que resultam em sua boniteza ao longo da itinerância, cabe destacar a emocionante canção do Fórum: “Canção de um sonhador”. Essa forma “cantante” de pronunciar o mundo foi fruto de um trabalho engajado da Ramal 314 e da nossa Bruna Ave Cantadeira, pessoas queridas que caminham conosco e nos ensinam com suas canções repletas de leituras da realidade, anúncios e denúncias. A pandemia da Covid-19 nos levou a buscarmos novas formas de nos encontramos e, nesse Fórum, o formato virtual apresentou-nos desafios, mas também ampliou as possibilidades de participação das pessoas, o que é importante de ser levado em consideração quando pensamos em deslocamentos, hospedagens e refeições em um contexto de pós-pandemia. Além do mais, a distância não diminuiu a amorosidade e nem a presença do legado freireano nas pesquisas, nos diálogos e na construção de afetos que se renovam a cada edição do Fórum. [Cristina Luisa Bencke Vergutz] O XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire trouxe a possibilidade de juntos com as e os estudantes da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul revisitarmos os dizeres freirianos a partir do Dicionário Paulo Freire (STRECK; REDIN; ZITKOSKI, 2008) e, em comunhão, criamos e recriamos artisticamente seus caminhos existentes na práxis da pedagogia da alternância. Foi também espaço de escutar as vozes da juventude do campo, dos agricultores e das agricultoras que, historicamente, são invisibilizados pelo sistema mundo, classificados como inferiores e não legitimados como pertencentes ao espaço universitário. Dialogamos, partilhamos, conversamos, trouxemos nossas existências e juntos e juntas cantamos aquilo que nos aproxima diariamente: “uma escola do campo ... Que não tenha cercas que não tenha muros, onde iremos aprender a sermos construtores do futuro”!2 2 Construtores do futuro. Gilvan Santos. Disponível em: https://www.letras.com.br/gilvan-santos/
35 UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC SANTA CRUZ DO SUL-RS, 19 A 21 DE MAIO DE 2022 [Águeta Pozzebon] Participar do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire foi meu primeiro contato com o evento. Foi um momento de muitas trocas de conhecimentos, vivências, diálogos e até mesmo a oportunidade de conhecer outras realidades através desse educador. Fiquei muito radiante, pois notei a coletividade entre o grupo organizador e os mediadores/participantes nas apresentações de resumos e cartas pedagógicas. Foi possível observar uma ligação e sentimento de luta, mesmo de forma on-line. Esse momento foi único, inspirador e gratificante, resultado adquirido por todas as mãos que, juntas, estiveram modelando cada detalhe do Fórum. [Camila Wolpato Loureiro] O Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire tem em sua itinerância histórica a capacidade de re-construção de uma comunidade acadêmica e não acadêmica de pesquisadores e pesquisadoras dedicados à uma leitura crítica e comprometida da epistemologia freireana. A XXIII edição do evento, sediada pela Universidade de Santa Cruz do Sul, foi especialmente importante para a manutenção e desenvolvimento de novos laços entre os/as envolvidos/as. Nesse sentido, destaco principalmente o co-labor da comissão de organização local. Na minha experiência, a primeira fazendo parte ativa, enquanto comissão organizadora. Fiquei muito feliz e desafiada pela possibilidade de re-encontrar com antigos e novos companheiros e companheiras, pessoas que, juntas, dividimos na leitura de Paulo Freire, a busca de um mundo socialmente mais justo. [Luiza Schroeder da Silva] Minha primeira experiência ao participar do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire foi inexplicável, pois pude ver como o Paulo Freire deixou sua marca nas pessoas, tanto nas apresentações dos/das participantes, como em nas áreas culturais e artísticas. O que me chamou atenção foi a união e a participação de todos/as por um único objetivo e propósito: espalhar a educação freireana e seus ensinamentos. Isso se deu através dos diálogos dos/das participantes, dos/das ouvintes e dos/das mediadores do evento, junto com a troca de vivências com os/as estudantes e os/as familiares da Efasol e da Efasc. [Morgana Pereira da Costa] Participar da comissão organizadora do XXIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire foi uma experiência incrível. Assumimos o compromisso de encontro e de re-encontro, a cada atividade e a cada momento de planejamento coletivo, com muita responsabilidade e amorosidade, no mais bonito co-labor. E agora, passado o evento, seguimos juntos e juntas, fortalecidos/as pelo legado e pela presença de Paulo Freire entre nós. [Bruno Gabe Moreira] Em minha primeira edição do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, pude perceber a importância do diálogo, da colaboração, do fortalecimento das relações e dos conhecimentos, pois nosso grande engajamento em equipe e responsabilidade, foram primordiais para que o XXII Fórum ocorresse. Cada um de nós se fez presente no evento, a partir do compartilhamento de uma arte, de construtores-do-futuro
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