Ilda Renata da Silva Agliardi Elisete Enir Bernardi Garcia Adriane Lipert Bittencourt CASA LEIRIA
NINA & UMA ESCOLA CHAMADA BARÉA Ilda Renata da Silva Agliardi Elisete Enir Bernardi Garcia Adriane Lipert Bittencourt Casa Leiria São Leopoldo / RS 2021
NINA & UMA ESCOLA CHAMADA BARÉA Ilda Renata da Silva Agliardi Elisete Enir Bernardi Garcia Adriane Lipert Bittencourt Ilustrações: Osmar Valim Oliveira Junior Revisão: Liège Frainer Barbosa DOI: 10.29327/556233 FICHA CATALOGRÁFICA Bibliotecária: Carla Inês Costa dos Santos – CRB 10/973 DIREITOS AUTORAIS A imagem da personagem Nina é cedida por Adriane Lipert Bittencourt e Osmar Valim Oliveira Junior exclusivamente para este trabalho de conclusão de Mestrado Profissional em Educação, “Uma escola chamada Baréa”, da estudante Ilda Renata da Silva Agliardi. É PROIBIDO UTILIZAR ESTE MATERIAL PARA FINS COMERCIAIS. A reprodução em sites, grupos, redes sociais ou qualquer outro meio de divulgação (mesmo sem fins lucrativos) deverá manter o arquivo integral do PDF e com o nome dos autores, sob pena da lei 9610/98.
Dedicatória À escola Baréa, que resiste e luta por sua proposta de Educação Integral!
Apresentação Esta história é o produto da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), desenvolvida pela estudante Ilda Renata da Silva Agliardi sob a orientação da Professora Drª Elisete Enir Bernardi Garcia. Trata-se de mais uma aventura de Nina, personagem criada pela professora Adriane Lipert Bittencourt e ilustrada por Osmar Valim Oliveira Junior. Você pode, também, encontrar outras histórias da Nina na página do Centro Ecológico Ipê da Serra, http://m.centroecologico.org.br/ livrosinfantis e saber mais sobre a criação da personagem “Nina” no link: https://www.youtube.com/watch?v=7rd0FMSn59U. Venha conosco conhecer a linda história desta escola que constrói, em parceria com a comunidade, a sua própria proposta pedagógica. Ilda Elisete Adriane
8 OLÁ, GENTE! EU SOU A NINA E HOJE ESTOU AQUI PARA CONTAR A HISTÓRIA DA ESCOLA ONDE ESTUDO. É UM LUGAR MUITO BACANA, QUE TEM UMA PROPOSTA DIFERENTE. ELA SE CHAMA “ESCOLA BARÉA”! PARA APRESENTÁ-LA A VOCÊS, RESOLVI FAZER UMA PESQUISA E ESCREVER UMA CARTA, RELATANDO TODAS AS MINHAS DESCOBERTAS. E, É CLARO, NÃO PODERIAM FALTAR, ALGUNS DESENHOS. VAMOS EMBARCAR NESTA HISTÓRIA COMIGO?
9
10 ANTES DE TUDO, VAMOS NOS LOCALIZAR, OK? FIZ UM MAPA, MOSTRANDO ONDE FICA MEU SEGUNDO LAR. A ESCOLA BARÉA ESTÁ LOCALIZADA NA COMUNIDADE SANTO ANJO DA GUARDA, NA CIDADE DE TRÊS CACHOEIRAS, LITORAL NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. FICA NUM LUGAR MUITO LINDO, NA ENCOSTA DO MORRO, EM MEIO AO VERDE DA MATA ATLÂNTICA. DALI, PODEMOS AVISTAR A BELA LAGOA ITAPEVA.
11
12 VOU COMEÇAR A CONTAR O QUE DESCOBRI SOBRE A LINDA TRAJETÓRIA DA ESCOLA. MINHAS PROFESSORAS ME DISSERAM QUE A ESCOLA NASCEU NO SÉCULO PASSADO. EM 1957, A COMUNIDADE SE REUNIU E CRIOU UM GRUPO ESCOLAR QUE, NO ANO SEGUINTE, PASSOU A SE CHAMAR ESCOLA DOM JOSÉ BARÉA. MAS FOI SOMENTE EM 1984 QUE A ESCOLA COMEÇOU A FUNCIONAR NO LOCAL EM QUE ESTÁ HOJE, ATENDENDO, NAQUELA ÉPOCA, ESTUDANTES DA 1ª. À 8ª. SÉRIE.
13
14 COM O PASSAR DO TEMPO, A COMUNIDADE DE SANTO ANJO DA GUARDA FOI CRESCENDO. POR CAUSA DA ESTRADA (BR-101), QUE CRUZA A CIDADE, MUITAS FÁBRICAS SE INSTALARAM POR AQUI. ENTÃO, AS FAMÍLIAS QUE, ANTES, VIVIAM DO CAMPO, NA ZONA RURAL, PLANTANDO SEUS PRODUTOS COMO BANANA, AIPIM, BATATA DOCE, ABACAXI, ABÓBORA E VERDURAS DIVERSAS, PASSARAM A PROCURAR NOVAS FORMAS DE TRABALHO, MIGRANDO DO INTERIOR PARA A CIDADE (ZONA URBANA).
15 DE ACORDO COM AS MINHAS PESQUISAS EM DOCUMENTOS DA ESCOLA E, TAMBÉM, COM PESSOAS MAIS ANTIGAS DA COMUNIDADE, O CRESCIMENTO DA CIDADE DE TRÊS CACHOEIRAS GEROU MUITOS IMPACTOS AMBIENTAIS, COMO A DESTRUIÇÃO DE RECURSOS NATURAIS, A CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA E DO SOLO POR CAUSA DO ESGOTO.
16
17 FOI ENTÃO QUE, EM UMA REUNIÃO DO CÍRCULO DE PAIS E MESTRES DA ESCOLA BARÉA, UMA MÃE SUGERIU QUE A ESCOLA FIZESSE UM EVENTO PARA A COMUNIDADE E CHAMASSE TODO MUNDO PARA CONVERSAR SOBRE ESSAS COISAS. AS MINHAS PROFESSORAS ME CONTARAM QUE, DEPOIS DESSA REUNIÃO, OS EDUCADORES SE APROXIMARAM MAIS DA COMUNIDADE ATRAVÉS DO QUE É TRABALHADO NA SALA DE AULA E DO CURRÍCULO ESCOLAR. E, PARA QUE AS AULAS FIZESSEM MAIS SENTIDO E AJUDASSEM TODO MUNDO A PENSAR SOBRE O AMBIENTE DA COMUNIDADE, SURGIU A “SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL” (SCA), QUE É UMA FEIRA EM QUE OS ESTUDANTES APRESENTAM SEUS TRABALHOS, PESQUISAS E ARTES SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS A RESPEITO DO MEIO AMBIENTE.
18 TAMBÉM FIQUEI SABENDO, PELOS MEUS ESTUDOS, QUE, DESDE SUA CRIAÇÃO, A ESCOLA TEVE O APOIO DA COMUNIDADE E QUE, COM O PASSAR DO TEMPO, ESSES LAÇOS SE FORTALECERAM. AS PARCERIAS COM OUTRAS ENTIDADES AUMENTARAM E, ENTRE ELAS, TEMOS A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, O CLUBE DE MÃES, A ONG CENTRO ECOLÓGICO, A IGREJA CATÓLICA LOCAL E OUTRAS. ESTA RELAÇÃO ENTRE COMUNIDADE, FAMÍLIA E ESCOLA TEM SIDO MUITO POSITIVA. MAS É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A EDUCAÇÃO É ALGO VIVO, QUE ACONTECE TODOS OS DIAS, SE MODIFICA E ENVOLVE MUITAS PESSOAS: ESTUDANTES, EDUCADORES, FAMÍLIAS E COMUNIDADE. COMO DIZ UM PROVÉRBIO ANTIGO, QUE LI EM ALGUM LIVRO DA BIBLIOTECA, “É PRECISO UMA ALDEIA PARA EDUCAR UMA CRIANÇA”.
19
20 O PENSAMENTO SOBRE O QUE ENSINAR ENVOLVEU O COMO, O POR QUÊ E O PARA QUEM ENSINAR. ASSIM, AS PROFESSORAS DA ESCOLA ORGANIZARAM UMA PESQUISA PARA OUVIR A COMUNIDADE. O RESULTADO DESSA PESQUISA FEZ A ESCOLA COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DO LOCAL EM QUE ESTÁ SITUADA E APARECE, HOJE, EM VÁRIAS AÇÕES QUE ACONTECEM NO DIA A DIA DA NOSSA ESCOLA. ESSA PROPOSTA ESTÁ REGISTRADA EM UM DOCUMENTO E INCLUI O CURRÍCULO - OS CONTEÚDOS QUE A ESCOLA DESENVOLVE COM SEUS ALUNOS - E A PRÁTICA, QUE É COMO ELA FAZ TUDO ISSO. A ESCOLA BARÉA TAMBÉM ENTENDE QUE A EDUCAÇÃO É VIDA E, PORTANTO, ACONTECE TODOS OS DIAS. NA MINHA ESCOLA, APRENDEMOS A LER, ESCREVER E CALCULAR. APRENDEMOS, TAMBÉM, OS SABERES QUE APARECEM NO DIA A DIA DOS ESTUDANTES E DA COMUNIDADE. ALÉM DISSO, TEMOS O CURRÍCULO SUBJETIVO, QUE SÃO OS SEIS VALORES FUNDAMENTAIS ESCOLHIDOS PELAS FAMÍLIAS E PELOS EDUCADORES: RESPONSABILIDADE, RESPEITO, AFETIVIDADE, HONESTIDADE, PERSEVERANÇA E COOPERAÇÃO.
21
22 NESSA INVESTIGAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DA MINHA ESCOLA, APRENDI QUE ELA E A COMUNIDADE TRABALHAM EM CONJUNTO, FORMANDO UMA COMUNIDADE EDUCADORA. ESSA PARCERIA FAZ COM QUE A ESCOLA APRENDA COM A COMUNIDADE E A COMUNIDADE APRENDA COM A ESCOLA. TODOS APRENDEM JUNTOS! EM 2017, A ESCOLA PASSOU A FUNCIONAR COMO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E, ASSIM, PODEMOS FICAR O DIA INTEIRO ALI, REALIZANDO MUITAS ATIVIDADES DIFERENTES. A HORA DAS REFEIÇÕES É SUPER AGUARDADA POR TODOS, POIS A COMIDA É MUITO GOSTOSA. EU ALMOÇO TODOS OS DIAS NA ESCOLA.
23
24 DESDE 2019, A ESCOLA CONTA COM A AJUDA DA UNIVERSIDADE (UFRGS) PARA CONSTRUIR SUA IDENTIDADE, SEU IDEAL DE ENSINO E DE AÇÃO NA COMUNIDADE, NUM PROJETO CHAMADO “PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL”. ISSO MOSTRA O QUANTO A ESCOLA ESTÁ ABERTA PARA CONVERSAR, OUVIR E SER OUVIDA, APRENDENDO E ENSINANDO. A UNIVERSIDADE TAMBÉM APRENDE E REGISTRA A CAMINHADA DA ESCOLA ATRAVÉS DA DISSERTAÇÃO DA ILDA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL, POR EXEMPLO, QUE, COMO EU, ESTÁ PESQUISANDO SOBRE A ESCOLA E REGISTRANDO TUDO PARA CONTAR PARA AS PESSOAS ESTA LINDA HISTÓRIA.
2255
26 MESMO DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19, A ESCOLA NÃO PAROU DE FUNCIONAR. NÓS, ALUNOS, NÃO FREQUENTAMOS A ESCOLA DIARIAMENTE, MAS OS PROFESSORES TRABALHARAM BASTANTE PARA, MESMO A DISTÂNCIA, CONSEGUIREM MANTER CONTATO E VÍNCULO COM OS ESTUDANTES E, TAMBÉM, ENSINAR. FOI MUITO RUIM NÃO PODER IR TODOS OS DIAS PARA A ESCOLA, MAS ENTENDO QUE FOI NECESSÁRIO, NAQUELE MOMENTO, PARA O BEM DE TODOS.
27
28 EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DA CARTA DA TERRA, MINHA ESCOLA BARÉA FEZ UMA ATIVIDADE BEM LEGAL, EM PARCERIA COM O CENTRO ECOLÓGICO, QUE MOVIMENTOU A TODOS NÓS, ESTUDANTES, NOS ESTIMULANDO A FAZER TROCA DE MUDAS DE ÁRVORES, DE PLANTAS E DE SEMENTES. RESPEITANDO AS NORMAS DE DISTANCIAMENTO E O USO DE MÁSCARA, TAMBÉM FOI MONTADO UM VARAL, NO SAGUÃO DA ESCOLA, COM ENVELOPES CONTENDO ATIVIDADES PARA SEREM RETIRADAS POR CADA UM DE NÓS. NESSE ENVELOPE, HAVIA UMA CÓPIA DA CARTA DA TERRA, UM LIVRO INFANTIL SOBRE UMA DAS MINHAS HISTÓRIAS FALANDO SOBRE A CARTA DA TERRA, UMA MÁSCARA FEITA POR COSTUREIRAS DA COMUNIDADE E UMA BUCHA VEGETAL PARA ESTIMULAR O CONSUMO CONSCIENTE. FOI UMA ATIVIDADE MUITO LEGAL! GOSTEI MUITO!
2929
30 DEPOIS DE UM TEMPO COM ATIVIDADES REMOTAS, VOLTAMOS, AOS POUCOS, PARA AS ATIVIDADES PRESENCIAIS, SEMPRE SEGUINDO AS REGRAS DE DISTANCIAMENTO E NOS CUIDANDO COM MÁSCARA, ÁLCOOL GEL E SEM AGLOMERAÇÕES.
31
32 GOSTEI DE SER UMA PESQUISADORA IGUAL À ILDA. APRENDI QUE A ESCOLA BARÉA TEM UMA TRAJETÓRIA MARCADA PELO APOIO DA COMUNIDADE. A ESCOLA MOSTRA QUE GOSTA DE GENTE E QUE TEM VONTADE DE FAZER UMA EDUCAÇÃO DIFERENTE DO QUE SE ENCONTRA, GERALMENTE, POR AÍ. O SONHO DA ESCOLA BARÉA É QUE TODOS TENHAM A OPORTUNIDADE DE APRENDER, DE SE EDUCAR E DE SER CIDADÃOS RESPONSÁVEIS E FELIZES. TUDO ISSO, JUNTO COM A COMUNIDADE E COM A UNIVERSIDADE. VOU ME DESPEDINDO POR AQUI, MAS AINDA TENHO MUITO PARA CONTAR. POR ISSO, VOU CONTINUAR PESQUISANDO E ESCREVENDO SOBRE TUDO O QUE EU DESCOBRIR A RESPEITO DESTA ESCOLA, QUE EU AMO. ATÉ A PRÓXIMA, MEUS AMIGOS!
33
34 CARTA COMPANHEIRAS (OS), NESTA PEQUENA HISTÓRIA, NARREI PARA VOCÊS UM POUCO DO QUE DESCOBRI, INVESTIGANDO SOBRE A CAMINHADA DA ESCOLA EM QUE ESTUDO - A ESCOLA BARÉA. O QUE ME DEIXOU MUITO FELIZ FOI PERCEBER O QUANTO MINHA ESCOLA LUTA PARA CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO DIFERENTE, MAIS HUMANIZADA E INTEGRAL. E ESSA LUTA ACONTECE TODOS OS DIAS. ELA ENVOLVE OS PROFESSORES, OS ESTUDANTES, AS FAMÍLIAS E A COMUNIDADE, QUE APOIA TUDO E ESTÁ SEMPRE PRESENTE NA HISTÓRIA DA ESCOLA. AO CONTAR ESTA HISTÓRIA, ESPERO QUE OUTRAS ESCOLAS SE INSPIREM E LUTEM, TAMBÉM, PELAS MUDANÇAS QUE DESEJAM. O CAMINHO NÃO É FÁCIL.
35 EXISTEM DIFICULDADES E DESAFIOS! É PRECISO TER ESPERANÇA, NÃO DE ESPERAR QUE AS COISAS SE RESOLVAM SOZINHAS, MAS DE SABER QUE, SEGUINDO EM FRENTE, JUNTOS, AS COISAS ACONTECEM. QUANDO SE ACREDITA EM UM SONHO E SE LUTA POR ELE, A REALIDADE MUDA. AGRADEÇO À MINHA ESCOLA BARÉA POR NÃO DESISTIR DE SEU SONHO DE FAZER UMA EDUCAÇÃO PARA QUE TODOS APRENDAM, SE EDUQUEM E SE TORNEM CIDADÃOS RESPONSÁVEIS. ISSO MOSTRA QUE A ESCOLA NÃO QUER DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS. COM AFETO E GRATIDÃO, NINA PRIMAVERA DE 2021.
36 GLOSSÁRIO ATIVIDADES REMOTAS - ATIVIDADES REALIZADAS EM CASA DURANTE A PANDEMIA; COMUNIDADE - GRUPO DE PESSOAS QUE COMPARTILHAM ALGO EM COMUM; CURRÍCULO - SIGNIFICA CAMINHO. O QUE A ESCOLA VAI ENSINAR, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES; DISSERTAÇÃO - PESQUISA QUE DEFENDE UMA IDEIA; DOCUMENTOS - PAPÉIS QUE REGISTRAM INFORMAÇÕES; EDUCAÇÃO INTEGRAL - PROCURA DESENVOLVER OS SUJEITOS EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES: INTELECTUAL, FÍSICA, EMOCIONAL, SOCIAL E CULTURAL. É CONSTRUÍDA COMO PROJETO COLETIVO, ENVOLVENDO TODA A COMUNIDADE.
37 IMPACTO AMBIENTAL - É UMA ALTERAÇÃO NEGATIVA CAUSADA NO MEIO AMBIENTE PELA AÇÃO DAS PESSOAS; MIGRANDO - MUDANDO DE UM LUGAR PARA OUTRO; PESQUISAR - ESTUDAR PARA APRENDER MAIS SOBRE ALGUM ASSUNTO; PROVÉRBIO - FRASE CURTA QUE VEM DA SABEDORIA POPULAR; SÉCULO - PERÍODO QUE DURA CEM ANOS; UNIVERSIDADE - LUGAR ONDE ESTUDAMOS PARA APRENDER UMA PROFISSÃO.
CASA LEIRIA Rua do Parque, 470 São Leopoldo-RS Brasil casaleiria@casaleiria.com.br
CASA LEIRIA
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz